Neste sábado, dia 19 de março, teve início, na sedo do CRIE – Centro de integração Especial, a Escola de Pais, coordenada pela pedagoga Agnes Nunes e a psicóloga Ana Debora.
Este primeiro encontro teve como principal objetivo esclarecer aos pais sobre este novo projeto.
Para abertura, tivemos a fala do presidente da instituição Sr. Edson de Almeida, em seguida a Agnes expos para os pais:
O que é?
A Escola de Pais é um programa da UNIAPAE-MG, que consiste em encontros regulares de pais de usuários da APAE/CRIE.
O objetivo desses encontros, é que por meio de aulas, debates, esclarecimentos e troca de experiências, os pais adquiram ampliação do conhecimento da deficiência dos filhos, do processo de seu desenvolvimento e de seus direitos.
Por que é importante?
Trata-se, da conscientização e formação dos pais/responsáveis, para que estejam cada vez mais preparados para lidar com sabedoria com os desafios que a vida lhes impôs. Como é uma proposta totalmente solidária, e os pais, consequentemente se aproximarão mais do CRIE e compreenderão que somente dessa forma será possível obter a educação e os direitos que já estão garantidos para seus filhos.
A Escola de Pais é importante, por ser um canal de expressão de sentimentos e ideias das famílias e outros envolvidos, para que atuem como agentes políticos em defesa da pessoa com deficiência. A ideia do curso é propiciar a discussão de aspectos éticos, políticos, psicológicos e educacionais em torno do tema.
Para finalizar, a psicóloga fez uma vivência, para além de integrar os pais, levantar a primeira discussão sobre o que eles conhecem sobre a deficiência.
Segundo a pedagoga Agnes, ainda não conseguiram atingir todos os pais, mas consideram de grande importância a participação dos pais que estiveram presentes, para o andamento do curso serão mais 7 encontros, nos quais haverá palestras dos seguintes profissionais:
30/04 – Agnes Nunes – pedagoga
14/05 – Ana Debora Souza – psicóloga
18/06 – Alessandra Jatobá – fisioterapeuta
02/07 – Silvia Santinelli – fonoaudióloga
13/08 – Vinicius de Oliveira Neves – Assistente Social
17/09 – Stênio Marcus – psicólogo
22/10 – Fechamento – Ana Debora Souza e Agnes Nunes