Inscrições abertas para o Curso Poda de Árvores Frutíferas

Aumentar a produtividade, a qualidade das frutas e ainda a longevidade das árvores estão entre os principais benefícios de podas bem feitas. Outro fato interessante é que podas corretas também contribuem para afastar as pragas já que as árvores estão saudáveis. Com o objetivo de levar esse conhecimento para os produtores rurais, o Projeto Semeando Água realiza o curso gratuito Poda de Árvores Frutíferas, com o engenheiro agrônomo Takanoli Tokunaga, em 27 de maio, em Nazaré Paulista/SP. O Projeto é uma realização do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

No curso, os participantes terão a oportunidade de conferir as principais técnicas e vão receber orientação de como devem manusear os equipamentos. “A poda correta é aquela que não deixa rachadura no tronco, que não descasca a árvore e também que não deixa tocos. Para obter esse resultado é preciso conhecer os princípios da poda e saber como pegar no serrote e na tesoura, isso faz toda a diferença para o resultado”, comenta o professor Takanoli.

Para o especialista uma questão central está no conceito do que é poda. “Muitas pessoas acreditam que podar é simplesmente cortar com o facão, sem conhecimento prévio sobre quando, onde e o porquê”. Em conjunto essa série de erros compromete o desenvolvimento das árvores, mas é possível traçar um novo caminho.

Segundo o professor Takanoli, mesmo os produtores rurais que realizaram podas desastrosas podem se beneficiar. “Árvores comprometidas por podas, a partir do momento em que as técnicas e os princípios de como podar são implementados, costumam se recuperar de dois a três anos. Gosto de comparar a poda com andar de bicicleta, uma vez que a informação foi assimilada é para a vida toda”, podera Takanoli.

 Garanta sua participação no curso

Envie mensagem para o WhatsApp (11) 97297-3516 do Projeto Semeando Água com seu nome completo, cidade onde está localizada a propriedade, número do CAR, atividade profissional, principais produtos da propriedade rural e contatos (e-mail e/ou telefone). Os inscritos receberão uma mensagem de confirmação e mais informações. O projeto subsidiará a alimentação dos participantes durante o curso.

Programação: Poda de Árvores Frutíferas 

8:30 – 8:45 Recepção, café e apresentação da agenda do dia
Andrea Pupo – coordeenadora de educação ambiental do Projeto Semeando Água
8:45 – 9:45 Apresentação do Projeto Semeando Água/IPÊ
Alexandre Uezu – coordenador do Projeto Semeando Água)
9:45 – 10:45 Fruticultura – Consultor Takanoli Tokunaga – engenheiro agrônomo
10:45  - 11:00 Coffee break
11:00 – 12:00 Atividade prática
12:00 – 13:20 Almoço
13:45 – 16:15 Atividade prática
16:15 – 16:30 Avaliação e entrega de certificados
16:30 – 17:00h Lanche e encerramento

Fonte: Projeto Semeando Água

PENTAX Image

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam