O sábado, 7/12, foi de muita alegria e valorização para os alunos do Instituto “Entrando em Cena ”, de Bragança Paulista. Foi promovida, pela instituição, a apresentação dos seis projetos desenvolvidos pelos jovens. Eles fazem parte das oficinas do ‘Entrando em Cena’. Também foi realizada a premiação das três ações mais bem votadas.
A feira contou com a presença de artistas e produtores culturais da cidade, além de representantes de organizações sociais e do poder público.
Os projetos concorreram ao Prêmio ‘Entrando em Cena no Mundo’ que oferecerá apoio financeiro e técnico para que sejam desenvolvidos. A avaliação foi feita por uma comissão formada 29 representantes das áreas Social, Cultura Popular, Movimento Negro, Artes Cênicas e Plásticas, Arte de Rua, Literatura, Produção Cultural, Comunicação, Arte-educação, Direito, Meio Ambiente e Política – tanto de Bragança Paulista quanto da capital São Paulo.
Quem compareceu à “Feira de Ideias” pode conferir a criatividade e empreendedorismo dos trabalhos. “Estes são capazes de fazer diferença no mundo por meio de projetos que visam, sobretudo, mudanças com perspectivas sociais e culturais. Cada pessoa presente também pode contribuir com a avaliação dos projetos, atribuindo notas para as apresentações”, destacou a organização.
Os projetos premiados foram: “Crer para ser” – crédito das imagens IEeC; que visa ampliar a visão de adolescentes do Green Park despertando novos interesses e oferecendo perspectivas profissionais. A proposta é promover um final de semana com oficinas motivacionais e feira de profissões. “Flavor Streets”;
que pretende realizar um Festival de Danças Urbanas com apresentações de danças, batalhas de Breaking e Hip Hop, oficinas, mesa de debates, exposição de grafitti, DJs, rappers e jams de dançarinos. A ideia é mudar a visão da sociedade a respeito do Hip Hop. “Só um Tapinha?”; que pretende reduzir o índice de violência contra a mulher através de um trabalho de prevenção nas escolas, realizando ações artísticas de impacto que fomentem a reflexão e a discussão do tema. “Cine-Roda, A Tua Ação e Jovencena” (ficaram com o 4º, 5º e 6º lugares).
A Feira de Ideia aconteceu na Casa das Mangueiras, espaço criado pela ceramista Marta Vaz para promover a interação cultural na cidade, e contou também a apresentação do espetáculo Maris de Chris Alcântara e show da banda Framboesas Radioativas. Para saber mais sobre os projetos acesse http://www.entrandoemcena.org.brou https://www.facebook.com/institutoentrandoemcena
O Instituto Entrando em Cena é uma instituição da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como missão utilizar a arte para despertar na juventude o desejo de se transformar e transformar a sociedade.
Seus principais valores são: trabalhar com jovens de diferentes contextos sociais, culturais e econômicos; estimular que o jovem seja protagonista de sua própria história e de uma transformação social; valorizar a criatividade como ferramenta para despertar potencialidades; e defender a causa da inclusão social e cultural através da arte. (Com informações de Shel Almeida)
FOTO: – Divulgação / IEeC