Invenções expostas na Feira de Projetos Futuristas poderão se transformar em projetos promissores


ETEFMC1_SantaRita

Alunos mostram suas invenções, algumas inusitadas, na 33ª ProjETE, promovida pela ETE FMC, de 3 a 5/10, em Santa Rita do Sapucaí

Ao longo dos anos, os projetos já conquistaram diversos prêmios nacionais e internacionais

Um aplicativo “App” para celular  que ajuda a controlar os horários em que o paciente deve tomar seus medicamentos; um robô que  rastreia pessoas em escombros e desabamentos; um copo que controla a quantidade de bebida alcoólica ingerida e avisa a hora de parar; uma cadeira inteligente que corrige a postura, indicando o modo correto de sentar; e um despoluidor de rios que remove resíduos sólidos. Essas são algumas das 200 invenções apresentadas na 33ª edição da Feira de Projetos Futuristas – ProjETE 2013 , que ocorre de 3 a 5 de outubro, durante a Semana da Eletrônica da ETE FMC.

O evento reúne projetos das áreas de automação, eletrônica, biomédica e telecomunicações voltados para aplicação em saúde, informática, inclusão, resgate, aeronáutica, trânsito, sustentabilidade, prevenção de acidentes e esportes. Com foco principal em inovação e criatividade, as invenções foram desenvolvidas por alunos do Ensino Médio e Técnico, e do curso Técnico Noturno, da ETE.

Há 10 anos, os melhores projetos são selecionados para participar da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo, considerada a maior feira de ciência e engenharia no País, voltada para estudantes pré-universitários. As invenções da ETE já ganharam 66 prêmios na Febrace.

Também, anualmente, os projetos da ProjETE são premiados pelo meio científico – em 2012, três entre os melhores receberam sete prêmios (entre eles, a Cadeira Ortostática Dinâmica e o Heart Solution); e em 2011, dois projetos conquistaram 11 prêmios, dois deles internacionais, sendo que o protótipo Visão Interativa para Deficientes – VID ficou com sete prêmios, um deles o primeiro lugar em Engenharia da Febrace.

Vale destacar ainda que a ETE FMC possui muitos alunos considerados nativos digitais, que são os jovens nascidos no final da década de 90 até o presente e que já cresceram em contato direto com a internet, a velocidade da informação, as novas tecnologias e o universo digital no geral. “Pelo fato desses jovens estarem habituados a essas tecnologias e começarem a criar invenções, antes mesmo de se tornarem adultos, eles passam a ser o nosso foco, já que somos uma escola de nível técnico, apropriada para essa faixa etária. Nosso objetivo é possibilitar que um adolescente transforme, também, seus passatempos em uma carreira bem-sucedida”, explica o professor Alexandre Loures Barbosa, Diretor Geral da ETE FMC.

Inovação em primeiro lugar – Segundo Barbosa, muitos dos alunos que participam da ProjETE abrem empresas com suporte da escola. Algumas delas, instaladas no Vale da Eletrônica, nasceram dentro da instituição. “Nossa intenção é fazer o possível para que os empreendedores de nosso ambiente acadêmico tenham a possibilidade de desenvolver um plano de negócio, um protótipo ou obter visibilidade para o surgimento de parcerias, explica o diretor.  Confira alguns dos projetos da ProjETE 2013:

-Smart Medicine: Aplicativo para celular ou tablet. Por meio da plataforma Android, ajuda a controlar os horários em que o paciente deve tomar seus medicamentos. Um leitor de código de barras auxilia na liberação da dose, para evitar risco de erros.

-Rastreador de Pessoas em Escombros: Pequeno robô rastreia pessoas presas em escombros e desabamentos. Capaz de passar em lugares estreitos. Faz leitura de calor do ambiente em que a vítima se encontra.

-Despoluidor de Rios: Remove resíduos sólidos em canais de água utilizando pás mecânicas, eletronicamente controladas.

-Tapete de Auxílio a Crianças (TAC): Um tapete conectado a um videogame orienta a movimentação de crianças com deficiência visual e, por meio de um software, ensina a executar tarefas do dia a dia.

-Plataforma de Salto: Sistema de sensores monitora saltos de atletas, em tempo real, e mede também a pressão do impulso e tempo de “voo”.

-Armário controlador de remédios: Ajuda a armazenar remédios em farmácias de hospitais, controla estoque e datas de validade. Os remédios só podem ser retirados com senha.

-Bebidas alcoólicas: Copo que controla a quantidade de bebida alcoólica ingerida e avisa a hora de parar.

-CAASP: Cadeira inteligente corrige a postura e indica o modo correto de sentar.

Fonte: http://www.ete.g12.br/

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam