Na noite da terça-feira, 10/07, foi realizado no Cine Teatro “Fábio Andrade de Oliveira – Fabinho” de Extrema/MG apresentação do trabalho que irá mapear todos os empreendimentos turísticos do município, principalmente os comerciantes ligados diretamente ao segmento. No encontro, os participantes tiraram suas dúvidas e entenderam como será realizado o levantamento setorial.
Ana Paula Odoni, gerente da Secretaria de Turismo, disse que “… quando uma empresa de eventos me pergunta se Extrema tem capacidade para hospedar duas mil pessoas, nós não sabemos responder com exatidão”. Este é um exemplo prático dado pela gerente, que demonstrou a importância na realização do inventário.
“O turismo já cresceu bastante em nossa cidade, mas temos potencial para ir ainda mais longe, apoiando o empreendedor, atraindo mais e mais pessoas para se hospedar, se alimentar e comprar em nossa cidade. Este é um passo muito importante”, reforçou o vice-prefeito, João Batista da Silva, na abertura do evento. O inventário é uma ação obrigatória pelo Mtur (Ministério do Turismo) e pela Setur (Secretaria de Estado do Turismo), e vem sendo realizado em Extrema desde 2006. “A diferença é que agora estamos incluindo o levantamento de mais informações. Teremos como saber quantos empregos são gerados no setor, quantos leitos nossos hotéis e pousadas oferecem, qual a capacidade de nossos restaurantes e também qual o tipo de qualificação precisamos oferecer para empreendedores e colaboradores”, explicou Ana Paula.
O levantamento está a cargo de uma empresa de Belo Horizonte, especializada em pesquisas. Os entrevistadores já estão iniciando as visitas. “É muito importante que o comerciante receba o pesquisador, ninguém terá acesso à informações particulares de cada negócio, mas o conjunto destas informações será importante para determinar também as obras e os investimentos que a Prefeitura irá fazer”, complementou João Batista. Para o presidente do Sindvale, Alexandre Magno de Moura “Extrema mais uma vez sai na frente”. “Para fazer uma administração profissional ter informações exatas é mais do que importante, este inventário irá trazer mais benefícios do que podemos imaginar neste momento”, comentou Alexandre.