Aconteceu na quarta-feira, 28, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Itapeva. A conferencia contou com a presença de autoridades municipais e foi conduzida pela palestrante convidada Alessandra Rosa Rodrigues – coordenadora do CRAS de Camanducaia/MG. Na ocasião, a equipe técnica do CRAS, formada por Mariane Ferreira, Brenda Jaqueline e a psicóloga Juliana, informou sobre os serviços ofertados pelo setor social.
Contando com membros da sociedade civil e do Conselho Municipal de Assistência Social, foi feita a eleição dos delegados que irão representar Itapeva na conferência regional que acontecerá dia 10 de outubro, em Varginha, a saber: Ivonete Barros, Brenda Jaqueline e Mariane Ferreira pelo Poder Público, enquanto que pela sociedade civil foram escolhidos os cidadãos Marcos Roni, Júlia Xavier e Maria de Lourdes Andrade.
A Superintendente de Assistência Social Ivonete Barros e a Presidente do Conselho de Assistência Social Maria de Lourdes Andrade agradeceram a adesão do público presente, enalteceram o apoio dos diversos setores da Prefeitura Municipal que atuam em rede, bem como a colaboração da Câmara de Vereadores, representada por seu presidente Daniel Couto.
Foram debatidos na conferência os três eixos sendo eles: Eixo 1 – os desafios para a consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da união, do estado e dos municípios, a emenda constitucional 95, a proposta de reforma previdenciária e a reforma trabalhista; Eixo 2 – a rede de proteção social no SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito; Eixo 3 – democracia participativa e controle social e protagonismo dos usuários no SUAS.
O lema da conferência foi: Nas Minas o SUAS é da Gerais. Já o tema da conferência foi: Assistência social – direito do povo com financiamento público e participação social.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Itapeva