Itapeva terá dia especial para a Campanha Novembro Azul

As ações e exames preventivos acontecerão no próximo dia 19

O mês de novembro é mundialmente dedicado a intensificação dos cuidados para com a saúde do homem, especialmente, para a prevenção do Câncer de Próstata e do Diabetes. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros, e o quarto tipo que mais acomete as pessoas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 61.200 novos casos devem ser registrados no Brasil, este ano.

Para sensibilizar o maior número de homens Itapevenses quanto a importância dos exames preventivos, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma campanha especial no dia 19 de novembro, das 7h às 12h, na UBS – Juvenal Machado de Lima.

No sábado, dia 19, os homens que foram até a UBS poderão fazer coleta de sangue para o exame PAS – Antígeno Prostático Específico que faz o Diagnóstico do Câncer de Próstata. Também estará disponível testes de glicemia (para identificar diabetes) e outros rápidos de HIV, Hepatite B e C. “É muito importante que todos os homens façam exame preventivos, pois quanto antes a doença for descoberta e tratada maior é a possibilidade de cura”, explica a enfermeira Sandrélia Rocha – uma das organizadoras da campanha Novembro Azul em Itapeva.

Sandrélia ainda explica que os homens que forem fazer exame devem estar em jejum de pelo menos 8 horas; devem evitar ter relações sexuais na noite anterior a coleta do sangue; não fazer esforço físico intenso, andar de bicicleta ou a cavalo no dia anterior ao exame. Durante a ação do sábado de manhã ainda haverá orientação nutricional para os homens e sorteio de brindes.

O Secretário de Saúde de Itapeva – Luciano de Oliveira, avisa que a campanha de prevenção ao câncer de próstata também acontecerá no dia 22 de novembro, no Centro Comunitário do bairro Ferreiras, das 7h às 12h; No dia 23 de novembro, no Posto de Saúde do Distrito Flores, das 7h às 12h; e no dia 24 de novembro, no PSF do bairro Sertão Grande, também das das 7h às 12h! “A prevenção é sempre o melhor remédio. O homem precisa acostumar a cuidar da saúde. Convidamos todos a participar”, comenta o secretário.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Itapeva

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam