Neste domingo, dia 22 de outubro, das 09h às 13h, acontece no Clube Extremense de Tiros, no Sítio Santa Terezinha, no Bairro dos Tenentes, a IV Etapa do Campeonato Mineiro On-line de Stell Challenge.
A modalidade Steel Challenge, aqui conhecida como Desafio do Aço, tem um longo histórico, rivalizando a própria IPSC. Atualmente esta modalidade é controlada e regulamentada pela USPSA (United States Practical Shooting Association).
É uma modalidade muito interessante ao expectador pelo uso de alvos reativos e muito simples de ser compreendida – velocidade é tudo. E por manter o desafio constante ano após ano, através de pistas padronizadas para o mundo todo, o Competidor é incentivado a sempre perseguir – e quebrar – os records de tempo das pistas, o que traz um grande atrativo à competição e aos expectadores.
A prova é disputada em 5 “strings” ou passadas, onde o Competidor deverá atingir os alvos no menor tempo possível. O tempo de string mais alto ou a “pior passada” é descartado, e o resultado da prova é a soma dos tempos dos 4 strings restantes.
As pistas de Steel Challenge são padronizadas. Oferecem um desafio constante à combinação velocidade e precisão, além de oferecer ao Competidor e ao expectador um “feedback” imediato, já que somente são utilizados alvos metálicos reativos, ou Steel Plates.
O uso de pistas padronizadas também permite o “rankeamento” universal de competidores entre as diversas Regiões. Um ranking mundial pode ser encontrado no site oficial da modalidade (www.steelchallenge.com ).
De acordo com Edmar Wholrs, presidente do Clube Extremense de Tiros, é obrigatório o uso de óculos de proteção e abafador durante a competição. E o arbitro estará presente para zelar pela segurança do competidor e do público que estiver assistindo. Nesta prova só é permitida a participação de competidores com CR (O CR é um documento emitido pelo Exército, através da SFPC – Serviço de Fiscalização de produtos controlados, e é regido pelo SIGMA, Sistema de Gerenciamento Militar de Armas. A concessão de CR para o exercício das atividades de Caçador, Atirador Desportivo e Colecionador de armas é de competência da Região Militar onde a pessoa física ou jurídica é domiciliada).
Esta prova é on-line e acontecerá simultaneamente entre outras quatro cidades. “Vamos competir com todas essas outras cidades, é uma prova com medidas padrões, com padrão mundial”, disse Edmar.
Quem quiser assistir à competição a entrada é franca. E para o competidor o valor da inscrição é de R$ 50,00.