Esta semana, o Jornal O Registro entrevistou o vice-prefeito de Extrema, João Batista, que falou sobre as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas no município.
De acordo com João Batista, obra mais complexa atualmente é o alargamento da Estrada da roseira. O alargamento da via será semelhante ao realizado no Bairro do Pires, possibilitando aos moradores o acesso aos bairros da Roseira, Rodeio e Barreiro sem ter que obrigatoriamente passar pela Rodovia Fernão Dias. Para tanto, a administração municipal está negociando com os proprietários locais, já que a colocação de guias poderá ultrapassar o limite de terras.
“É uma das obras que consideramos mais importantes porque a gente vai conseguir tirar todo esse fluxo desses bairros que hoje transitam pela Fernão dias, a gente vai conseguir fazer com que eles transitem por dentro, por essa nova via. A obra está a todo vapor, estamos com a empreiteira trabalhando e a obra está bem adiantada. Ao termino esses bairros serão valorizados” explica o vice-prefeito.
A Prefeitura de Extrema terminou há pouco tempo a pavimentação em algumas vias do bairro do Juncal melhorando significantemente o acesso ao bairro. O local recebeu melhorias devido ao grande número de moradores e por ser via de acesso a outros municípios, servindo de escoamento e saída para vendedores e até dos próprios munícipes. Mas nem todo o bairro recebeu pavimentação, o que de acordo com João Batista aconteceu porque a prioridade da gestão municipal ainda são as áreas de mais difícil acesso, como os morros, e, felizmente, a geografia do bairro é menos crítica em relação às outras, porém as obras serão retomadas quando possível.
“Lembrando que o asfalto ainda é prioridade na zona rural, mas temos ainda tem uma série de locais mais críticos para serem feitos primeiro para depois retornar aos locais mais baixos, no Juncal a característica da geografia é mais baixa. Então a gente priorizou alguns pontos, que são onde a gente tem o número maior de casas e comércio na beira da via” esclarece.
Além dessas obras, João Batista conta sobre a duplicação de Avenida no Bairro do Lavapés que dará suporte para toda coleta do esgoto no município. As obras foram iniciadas a pouco e além da manutenção da parte sanitária que terá os coletores para a Copasa, o trânsito de Extrema também será direcionado para essa avenida nova. “A tendência é melhorar o fluxo de veículos na cidade, principalmente o tráfego pesado de caminhões, carretas e ônibus que poderão ter um acesso alternativo sem passar pelo centro. A própria frota da Prefeitura, que é pesada, sai toda por ali, mas hoje tem que acessar algumas ruas do centro para que ela possa realmente ir ao seu destino” conta o vice-prefeito.
Aproveitando o tema de infraestrutura, João aproveitou a oportunidade para nos contar sobre a estação de tratamento que está sendo construída pelo Governo do Estado de Minas Gerais em Extrema. De acordo com o vice-prefeito a expectativa é que a obra seja inaugurada nos próximos meses. “É uma obra importantíssima e trará muita qualidade para a cidade, principalmente, porque quando falamos em meio ambiente Extrema tem um indicador interessante nessa área, essa obra vai somatizar com isso, porque nós vamos conseguir atingir o nosso nível máximo em termos de saneamento ambiental” conclui.