Alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido de exercer os seus direitos, como por exemplo, prestar concursos públicos, ingressar numa empresa, retirar o passaporte, efetivar matrículas escolares e etc. Anualmente, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas. Pensando nisso, o secretário da 082 Junta do Serviço Militar (JSM) da Casa do Cidadão de Extrema/MG, João Batista da Silva, explica sobre os procedimentos para a retirada do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
“O alistamento militar torna-se obrigatório aos jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017. Estamos na classe de 99, ou seja, todo cidadão que nasceu neste ano deve procurar a JSM mais próxima de sua residência para se alistar”, explica. Segundo João Batista, o alistamento também poderá ser feito pela internet, através do endereço http://www.alistamento.eb.mil.br. “É a primeira vez que a opção online é oferecida e com o alistamento pela internet, as Forças Armadas pretendem economizar tempo e recursos, além de evitar filas. Feito o alistamento online, o jovem receberá um número de protocolo e deverá, por intermédio do site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas ou se será dispensado com o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI)”, ressalta o secretário.
Quem não tiver acesso à internet pode fazer o Alistamento na Junta do Serviço Militar de Extrema que fica na Casa do Cidadão, localizada na Rua João Medes, 67, Centro. O telefone de contato é o (35) 3435-6130 e o e-mail é administrativo@extrema.mg.gov.br
Fonte: Ascom – câmara de Extrema