A Prefeitura Municipal de Extrema/MG e a Câmara dos Vereadores comemoraram na terça-feira, 1/10, o Dia Internacional do Idoso. As celebrações aconteceram na Praça Presidente Vargas, região central da cidade, e foram ofertados serviços jurídicos aos idosos, orientações sociais pelos profissionais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e outros atrativos.
O Dia Internacional do Idoso contou ainda com o lançamento da cartilha “Serviços para Idosos” – material publicitário que fornece todas as informações sobre os serviços de idosos ofertados no município, além dos principais direitos e deveres elencados no Estatuto do Idoso e ainda uma série de informações e orientações como datas comemorativas e proteção aos idosos. De acordo com a administração, as cartilhas têm o intuito de munir o público alvo dos serviços ofertados no município e também de seus direitos e deveres.
Além de serviço de orientação jurídica realizados pelos profissionais da Casa do Cidadão (do CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão –, e do Procon), foram oferecidos orientações sociais , serviços de odontologia (avaliação protética e autoexames), aferição da pressão arterial, cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea). Um educador físico realizou atividades físicas e alongamentos durante todo o dia pelo projeto. Palestra envolvendo temáticas para os idosos reuniu grande público.
A Gerência de Cultura realizará para o sábado, 5/10, um show especial na Praça Presidente Vargas a partir das 21h (após a missa) com a apresentação do grupo musical a “A Incrível Banda” com muita interação com metais.
Em Extrema o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos) acontece todas as segundas-feiras no espaço do CRAS com o projeto “Alegria de Viver”. Lá, os integrantes do grupo se reúnem das 8h às 11h para realizar atividades de artes manuais, educação física, sócio-educativas, encontros e também atividades e atendimento com a equipe técnica do CRAS, composta por assistente social e psicólogo. O grupo atua de forma dinâmica recebendo grupos de outros municípios e também realizando visitas.
Por Léo Demeter
Jornalista
FOTO: Divulgação