Nesta semana, o vereador Leandro Marinho pelo DEM, apresentou cinco novos projetos de lei, que têm por objetivo ajudar a população e garantir a municipalidade através de ações sólidas e constantes, sempre trabalhando pelo cidadão e pela família extremense.
Um dos projetos apresentados pelo edil, com o protocolo de 0039/2021, tem como proposta instituir a semana municipal de incentivo à doação de órgãos, tecidos e medula óssea. É de grande importância ressaltar que a doação de órgãos, como coração, pulmão, córneas, pâncreas e ossos só é realizada após a constatação de morte encefálica, isto é, quando há interrupção irreversível das atividades cerebrais do indivíduo. Em caso de doadores vivos, realiza-se a doação de órgãos, como o rim, fígado e medula óssea. Seguindo o vereador Leandro Marinho, o incentivo para doação concedida pelo doador e familiar ajuda a salvar inúmeras vidas.
Na proposta, o vereador sugere que a semana de doação de órgãos seja iniciada no mesmo dia que se comemora em algumas capitais o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que é celebrado em 27 de setembro. Para Leandro, a doação é um gesto humanitário de solidariedade, cidadania, amor ao próximo e bem-estar coletivo. “Doar vai muito além de “transferir gratuitamente a outra pessoa, de forma legal, bem, quantia, imóvel, etc.”; doar é um ato de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo”, finalizou Leandro, emocionado.
Fonte: Assessoria Gabinete Vereador Leandro Marinho