Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 15 de agosto no auditório do Câmpus Pouso Alegre foi oficializada a doação de um terreno de 20.604,92 m² ao Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS ). A assinatura da escritura contou com a presença do reitor da instituição Marcelo Bregagnoli, do prefeito Agnaldo Perugini, do presidente da Câmara Municipal Gilberto Barreiro, do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional Sérgio Pedini, do diretor do Câmpus Pouso Alegre Marcelo Bottazzini, do diretor do Câmpus Inconfidentes Miguel Angel Toledo Del Pino, dos antigos proprietários do terreno Geraldo Pereira Alvarenga e da esposa Mariângela Fagundes Alvarenga, servidores técnico-administrativos e alunos da escola.
A doação do terreno aconteceu em 2012 com a aprovação da Lei nº 5.173 pela Câmara Municipal. Na área doada já estão construídos os blocos administrativo, biblioteca e da engenharia civil, com previsão de inauguração no próximo ano. Ainda durante a cerimônia, o prefeito de Pouso Alegre assinou o decreto que torna de utilidade pública a área no entorno do Câmpus. “Esta obra é fruto de um trabalho, de uma luta de anos e de muitas pessoas. Uma obra que faz valer a pena ser político, professor, empresário porque aqui está uma escola maravilhosa”, disse o prefeito Agnaldo Perugini.
Doação
Com área de 20.604,92 m², está situado no prolongamento da Avenida João Batista Piffer (bairro Aeroporto) e atualmente abriga os blocos administrativo e dos cursos de engenharia do IFSULDEMINAS que assumiu o compromisso de concluir as obras no prazo máximo de dois anos, após a aprovação da Lei, sob pena de reversão do imóvel ao patrimônio do Município de Pouso Alegre, sem direito à indenização por benfeitoria.
“A ampliação do IFSULDEMINAS incentiva ainda mais a educação pouso-alegrense e com isso, auxilia ainda mais, na geração de mão de obra especializada, atendendo as demandas do mercado profissional”, explica o presidente da Câmara de Pouso Alegre.
O Câmpus
A implantação oficial do Campus Pouso Alegre ocorreu em 10 de julho de 2010, como parte do Plano de Expansão III, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETE/MEC, que visa ampliar as unidades de educação profissional gratuitas.
O primeiro curso oferecido pelo Câmpus foi o de Técnico em Agricultura, utilizando as estruturas da Escola Municipal Professora Maria Barbosa, como extensão do Câmpus de Inconfidentes. Em 2011 tiveram início os cursos de Técnico em Edificações, na modalidade PROEJA, e Técnico em Administração, na modalidade subsequente, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre.
Em 2012, o Câmpus passou a oferecer também os cursos de Técnicos em Química e Edificações, na modalidade subsequente, e de Informática, nas modalidades concomitante e subsequente. E em 2013 foi incorporado o Curso de Técnico em Segurança do Trabalho e o Técnico em Informática passou a ser oferecido também na modalidade Integrado.
Atualmente, o Câmpus Pouso Alegre oferece, além dos cinco cursos técnicos: Administração, Edificações, Informática, Segurança do Trabalho e Química, os cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Química, além de alguns cursos profissionalizantes pelo PRONATEC.
Para 2015, já está em estudo a implantação das Licenciaturas em Química e Matemática e o curso Técnico em Administração Integrado.
Fonte: ASCOM Câmara Municipal de Pouso Alegre