Projeto busca estimular a autonomia de conhecimento e informação para pessoas acima dos 60 anos
O Câmara Mais, desenvolvido pela Câmara Municipal de Extrema em parceria com a Escola do Legislativo, teve início nesta terça-feira, dia 14/11. O projeto, voltado para pessoas acima dos 60 anos, tem o objetivo de estimular a autonomia dos idosos, assegurar espaços de participação, acesso ao conhecimento e informação sobre o funcionamento do Poder Legislativo.
Neste primeiro encontro de abertura, a coordenadora da Escola do Legislativo, Mariana Lima tratou do tema “Funcionamento da Câmara Municipal e o papel dos vereadores”. Ela explicou às participantes sobre como a Câmara é um espaço onde podem reivindicar seus direitos enquanto cidadãs.
Uma das questões trazidas pelas participantes foi sobre o Estatuto do Idoso, que, para elas, está no papel, mas não se vê na prática como deveria. “É aqui na Câmara que podemos reivindicar sobre isso. Trazer, durante nossos encontros, temas e assuntos que vocês achem importantes para serem trabalhados e sugerir aos vereadores a criação de projetos de lei voltados para o público idoso”, disse Mariana Lima.
Ela também contou que algumas atividades práticas serão trazidas nos próximos encontros, por exemplo: “como pedir carro por aplicativo; como ser atendido pelo Centro de Atendimento ao Cidadão pelo telefone e como fazer chamadas de vídeo”.
O presidente do Legislativo, vereador Sidney Soares Carvalho recepcionou o grupo de senhoras e explicou que o Câmara Mais é um projeto do qual o Legislativo quer dar continuidade. “Muitas casas são mantidas por idosos, que continuam ativos e fazem às vezes de chefe da família porque são eles que provêm o sustento. Esses idosos têm autonomia, mas ainda sentem certa dificuldade em interagir no mundo dos jovens. Esse projeto é para colaborar nisso também”, enfatizou.
Na próxima terça-feira, dia 21/11, a gerente do Procon Câmara, Luísa Ortiz, falará sobre “A vulnerabilidade do consumidor idoso”. Na terça seguinte, dia 28/11, é a vez da gerente do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Patrícia Stopa, falar dos temas “Aposentadoria, INSS, Estatuto do Idoso e atendimento ao idoso”.
Os dois últimos encontros acontecem em dezembro. No dia 05 o assunto abordado será “Uso das novas tecnologias, sempre conectado”. Já no dia 12 acontece o encerramento, com a entrega dos certificados aos participantes.
E para quem tem interesse em participar, ainda dá tempo. Basta entrar em contato pelo telefone (35) 3435-2623.
Fonte: Assessoria Câmara Municipal de Extrema