A comunidade “Sol de Deus” e o Residencial Beth Geruth da cidade de Itajubá/MG /MG farão realizarão o lançamento do livro sobre a vida do Padre Valeriano às 9h do sábado, 7/12, na Avenida José Souza Nogueira, no bairro da Santa Rosa, na cidade de Itajubá/MG.
Padre Valeriano viveu como eremita na Comunidade Sol de DEUS durante 12 anos. De 1946 a 1954 foi irmão franciscano na Ordem dos Frades Menores. Entre 1954 a meados de 1957 também fez estágio na Fraternidade dos “Petits Frère de Jesus du Père de Foucauld” na França. Voltou ao Brasil, permanece como leigo de meados de 1957 a 1959; e em 1960 casou-se com Maria José Freire. “Assim, antes do ingresso no Seminário, fui casado e tive dois filhos e três netos”, disse.
Possuía uma chácara em Taubaté/SP, que foi transformada em Casa de Retiros e, a partir de 1975, tornou-se a sede da Renovação Carismática. Em 1978, sua esposa faleceu. Cursou Teologia e foi ordenado sacerdote em 1984 pelo saudoso arcebispo de Pouso Alegre Dom José D’Angelo Neto. Foi designado com pároco de Itapeva/MG, onde exerceu o ministério até 1991. Transferido para São Sebastião da Bela Vista – ficando ali como pároco até 1994. “De 1995 e 1996, fiquei com minha mãe, no Asilo de Santa Rita do Sapucaí/MG, pois ela, que vivia comigo, estava muito doente. Ali ela faleceu. No período de 1996 a 1998 morei na Comunidade Canção Nova”, conta.
O meu grande sonho, desde a minha experiência como frade franciscano, era ser um eremita; e isto se tornou realidade em 1998, na “Comunidade Sol de Deus”. “Aqui estou muito feliz, nesta santa Comunidade, lavando os pés de meus queridos irmãos que me tratam com um exagerado e imerecido carinho. A vida em si já é um perpétuo desafio. Durante esses 25 anos, obtive muitas vitórias, dais quais não me glorio porque foram vitórias do Senhor, tendo eu sido apenas um simples instrumento. Mais obediente e maleável eu fosse, muito mais vitórias teria obtido. Se quisesse gloriar-me teria de ser por minhas inúmeras fraquezas e derrotas que na verdade fizeram brilhar a misericórdia do Senhor para comigo, pobre pecador”, ressaltou.
Aos seminaristas, ele deixa uma mensagem: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,49) e “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lev 19,2).
Padre Valeriano nasceu no dia 22/09 de 1924. O chamado da vida religiosa deu-se a ele em 1946. Seu grande sonho, desde a experiência como franciscano, era tornar-me eremita. Em 1998 esse sonho acabou se tornando realidade na “Comunidade Sol de Deus”.
FOTO: Reprodução / Comunidade Sol de Deus