Mais de 13 mil pessoas são vacinadas no dia ‘D’ em Bragança Paulista

diad-orsm-site

No último sábado, dia 30, teve início a campanha de vacinação contra a gripe, data em que também ocorreu o dia ‘D’ de mobilização da campanha. Todas as unidades de saúde da zona urbana e a unidade da Água Comprida estiveram abertas das 8h às 17h. A campanha seguirá até o dia 20 de maio e, durante a semana, todas as unidades aplicarão a vacina das 7h30 às 17h.
Para o dia ‘D’, o município recebeu 14 mil doses e destas 13.005 foram utilizadas, em razão da grande demanda. Por isto, das 23 unidades que ofertaram a vacina, somente 5 (ESF Vila Mota, EACS Planejada II, ESF Pedro Megale, ESF Henedina Cortez e ESF Água Comprida) ficaram sem a dose, isto por volta das 15h30. Entretanto houve um remanejamento das vacinas para que a população não fosse afetada.
Na última segunda-feira, dia 2, a equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE) retirou um lote em Campinas de 7,8 mil doses, enviadas pelo Ministério da Saúde, que foram distribuídas nas unidades para prosseguimento da campanha.
Dos 13.005 vacinados no dia ‘D’, 1.773 eram doentes crônicos, 3.894 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, 498 gestantes, 6.286 gestantes, 468 trabalhadores da saúde e 86 puérperas. Este público-alvo é definido pelo Ministério de Saúde por se tratarem de pessoas nas quais a gripe pode ser mais grave, levando a pneumonia e até mesmo a morte.
Para a imunização, é necessário apresentar os seguintes documentos: crianças, carteira de vacinação; idosos, RG e carteira de vacinação; doentes crônicos, carta médica com justificativa; gestantes e puérperas, cartão de vacinação e pré-natal; profissionais de saúde, carteira de trabalho ou do conselho, que comprove ser trabalhador da área da saúde. A vacina não é a principal forma de evitar a doença, mas sim as medidas de prevenção.
Vale ressaltar que todas as vacinas são de responsabilidade do Ministério da Saúde, que repassa as doses para todos os estados, incluindo São Paulo, e que por sua vez, encaminha as doses para os municípios.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>