Situações comuns na rotina de pessoas autistas, as crises são episódios desafiadores para pais e cuidadores
A Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF e CAFP, realizou em 23/04, uma palestra aberta ao público sobre a importância da família no manejo do comportamental do autista. O evento foi realizado às 19h, no Cine Teatro, e contou com a presença de mais de 70 interessados, bem como profissionais, que compartilharam experiências e abriram espaço para que as famílias pudessem tirar dúvidas a respeito da temática.
Com um time formado pela psicóloga Mayara Valerio dos Santos, a nutricionista Hellen Barbosa, a fisioterapeuta graduada em Terapia Ocupacional Alessandra Cardoso e a fisioterapeuta Stephani de Oliveira, as profissionais falaram ao público presente sobre características da pessoa autista. Foram debatidos temas como o diagnóstico precoce, seletividade alimentar das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o manejo das crises, que podem ser causadas pelos mais variados estímulos sensoriais.
Um dos diferenciais do encontro foi a presença dos alunos do curso de Psicologia da Faculdade de Extrema (FAEX), que se responsabilizaram por cuidar das crianças presentes para que os pais pudessem acompanhar a palestra sem preocupações. Neste espaço, os pequenos realizaram diversas atividades, como desenhos, pintura e brincadeiras diversas.
Por meio de momentos como estes, a Prefeitura de Extrema promove o fortalecimento dos laços comunitários entre as famílias e com a Administração Municipal, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre o autismo e suas particularidades, bem como a importância da conscientização e da inclusão deste público.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema