Além do risco à vida de produtores e trabalhadores rurais, ocorrências ainda causam a interrupção no fornecimento de energia nas áreas urbanas e rurais
No dia a dia do trabalho agrícola, um problema recorrente é o uso de maquinários e equipamentos próximos à rede elétrica, muitas vezes ultrapassando a faixa de segurança. Esse comportamento não apenas coloca em risco a vida de quem está no campo, mas também pode causar incidentes como o rompimento de cabos de alta tensão, colisões com postes e danos aos cabos, que têm o potencial de deixar milhares de pessoas sem energia.
Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, destaca a importância de operar tratores, semeadoras, plantadoras, caminhões e outros implementos agrícolas com cuidado, respeitando a faixa de segurança.
“Essa faixa de segurança e a área de servidão definem o espaço seguro ao redor das estruturas do sistema elétrico. Infelizmente, muitas pessoas não seguem essas orientações e acabam colocando em risco tanto a segurança dos equipamentos quanto a das pessoas ao redor. Há casos em que maquinários são operados, bombas d’água e sistemas de irrigação são instalados nas proximidades da rede e até queimadas podem atingir esse sistema de elétrico de potência”.
Essas práticas resultaram em 57 mortes de produtores e trabalhadores rurais no Brasil em 2023, conforme o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Diante da exposição do risco iminente à vida, a Energisa intensifica as orientações e cuidados necessários para todas as atividades agrícolas.
Além dos riscos à vida, acidentes com a rede elétrica podem interromper o fornecimento de energia a residências, comércios, indústrias e serviços essenciais, causando transtornos significativos.
Para evitar acidentes, siga estas orientações de segurança da Energisa:
Antes de operar máquinas agrícolas faça um reconhecimento do local e planeje a atividade. Verifique se a altura e a largura da máquina garantem uma distância segura da rede elétrica. Se o veículo tocar a rede elétrica o motorista não deve tentar sair da máquina. Nesse caso, chame imediatamente a Energisa e os Bombeiros para garantir uma abordagem segura.
Ao movimentar máquinas e tratores tenha cuidado com os cabos de aço que fazem a sustentação das estruturas. Mantenha distância e não manuseie esses cabos. Durante o carregamento de caminhões verifique se há redes elétricas próximas e mantenha distância.
Não opere a caçamba de um caminhão basculante debaixo de redes elétricas. Mantenha máquinas agrícolas estacionadas longe da rede de energia e a vegetação podada, para facilitar a visualização da rede elétrica e reduzir riscos.