O período para realizar as matrículas do ano letivo de 2021 na Rede Municipal de Extrema iniciou-se no dia 04 de janeiro e segue somente até o próximo dia 26. Esse prazo vale para todas as unidades escolares da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, as aulas continuarão a ser oferecidas de forma não presencial.
Os pais ou responsáveis devem se dirigir diretamente às unidades de ensino para fazer a matrícula – o atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 17h.
Somente as matrículas da “Escola dos Três Poderes” (Escola Municipal “Professora Maristela Carniel Onisto”) e do “CEIM Cachoeira” (Centro de Educação Infantil Municipal “Carlos Eduardo da Silveira Picone”), que ainda não foram inauguradas, devem ser realizadas na própria Secretaria de Educação, localizada na Rua Capitão Germano, nº 128, no centro da cidade.
Confira os documentos necessários para a matrícula: 01 foto 3×4 do aluno; 01 cópia (xérox) da certidão de nascimento, RG, CPF, cartão do SUS e cartão do Bolsa Família (se tiver) do aluno; 01 cópia do RG e CPF tanto do pai como da mãe, ou então do guardião legal – nesse último caso, também é necessária uma cópia do documento de guarda; 01 cópia do comprovante de residência (preferencialmente, conta de energia elétrica); 01 cópia do cartão de convênio médico (se possuir); e apresentar a declaração original de transferência/histórico.
A Secretaria de Educação avisa que os pais que desejam transferir seu filho para outra escola devem procurar a unidade de ensino em que o aluno está matriculado atualmente para solicitar a transferência.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Educação pelo tel. (35) 3435-6640.
Entenda mais sobre as aulas não presenciais das unidades escolares de Extrema
As aulas neste início de ano continuarão sendo não presenciais como no ano passado, sendo realizadas por meio de plataformas on-line nas quais os alunos acessam e os professores monitoram todo o trabalho. Os educadores também fazem aulas ao vivo e usam o WhatsApp para tirar dúvidas e explicar aos alunos como resolver as tarefas.
Para participar das aulas e receber orientações dos professores à distância, os alunos precisam de um computador, tablet ou celular com acesso à internet. Aqueles que não podem usar a internet têm a opção de realizar atividades impressas e disponibilizadas pela escola. Para isso, o aluno, pai ou responsável deve buscar a atividade na unidade de ensino e devolvê-la depois de pronta. Os alunos com necessidades especiais recebem um atendimento diferenciado, podendo realizar as atividades na plataforma ou até mesmo recebê-las impressas em suas casas.
As escolas estão inteiramente à disposição das famílias para tirar quaisquer dúvidas relacionadas à oferta das aulas não presenciais.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema