Medalha do Mérito Educacional será entregue na próxima semana em Pouso Alegre

 

1

Na próxima quinta-feira, 11, a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizará a entrega da Medalha do Mérito Educacional Professora Áurea Silveira Pereira, ocasião em que instituições de ensino e professores da cidade serão homenageados. A Sessão Especial será realizada no Plenário da Casa de Leis, às 19h e será aberta ao público em geral.

A homenagem é uma iniciativa da Câmara Municipal de Pouso Alegre para reconhecer o trabalho e dedicação dos educadores da cidade. A honraria foi criada em 2013, por iniciativa da vereadora Dulcinéia Costa (PV) e recebeu o apoio de todos os legisladores. Cada vereador indicou um professor ou escola para agraciar com a medalha.

A medalha leva o nome da professora Áurea Silveira Pereira. Em 50 anos de Magistério, Professora Áurea Silveira Pereira marcou a história da Educação de Pouso Alegre com sua competência intelectual e pedagógica. Professora Áurea se tornou símbolo do amor à profissão e aos alunos. Faleceu em 29 de dezembro de 1993, aos 79 anos, deixando um legado de amor e dedicação ao magistério. O nome da professora Áurea se eterniza na Câmara Municipal com criação da medalha do mérito educacional, que será entregue todos os anos a partir de agora.

Professora Áurea Silveira Pereira

Áurea Silveira Pereira, nasceu em 24 de agosto de 1914, em Pouso Alegre, onde dedicou sua vida à família e a profissão que abraçou – O Magistério. Em 1931, formou-se Normalista pela Escola Normal do “Instituto Santa Dorotéia”. Sua atuação no Magistério marcou a história da Educação em Pouso Alegre, com uma vasta experiência didática e intelectual, atuando como professora de primário, diretora, e proprietária, até o ano  de 1945 de uma escola particular chamada “Sagrada Família”, por onde passaram  inúmeros pouso-alegrenses.  Além de aulas particulares, lecionou no Colégio Santa Dorotéia, no Seminário Diocesano e manteve, por muitos anos, um curso de admissão à primeira série do Curso Ginasial. Ingressou no ensino público no ano de 1950, passando pelos Grupos Escolares: “Joaquim Queiroz” e “Monsenhor José Paulino”. Em 1958 foi designada para o Grupo Escolar “D. Otávio” onde permaneceu até 27 de novembro de 1981, quando aposentou-se. Reconhecida como uma notável professora, por sua competência, dedicação e amor ao magistério, digno de ser exaltado o seu desejo e perseverança  para que seus alunos viessem a se  tornar cidadãos cultos, honrados e responsáveis.

Confira os homenageados e vereadores que os indicaram:

Adriano César Pereira Braga – Comunidade Ação Pastoral

Braz Andrade – Escola Estadual Vinicius Meyer

Ayrton Zorzi – Altair Mota Machado

Dulcinéia Maria Da Costa – SENAI “Orlando Chiarini”

Flávio Alexandre Machado – Pablo da Rosa Trindade

Gilberto Guimarães Barreiro – Ana Maria de Souza Faria

Hamilton Fernandes Magalhães – Helton Luiz Ferreira Braga

Hélio Carlos De Oliveira – Siomara de Andrade Silva

José Vianei Bernardino Filho – Alessandra Toledo

Lilian  Narbot  Siqueira – Jahel Torres Brandão

Mário Mendes De Pinho – Evânio de Carvalho Cruz

Mauricio Donizeti De Sales – Colégio Alegria & Cia

Paulo Valdir Ferreira – Recriando Centro de Educação Integrada

Rafael Huhn – Simone Gomes da Silva Borges

Wilson Tadeu Lopes – Escola Estadual Professora Geraldina Tosta

Mesa Diretora – Madu Macedo

Faculdade Católica de Pouso Alegre

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam