Meio Ambiente realizou curso de brigadista para moradores da Serrinha

Objetivo foi preparar pessoas para situações de combate a incêndios

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros e com o grupo Amigos da Serrinha, realizou no dia 29/05 o primeiro curso de “Brigadistas da Serrinha” para a comunidade do bairro rural da Serrinha e cidadãos interessados em colaborar em situações futuras. O curso foi gratuito e ocorreu no Galpão Busca Vida.

Participaram ao todo mais de 35 pessoas, sendo 30 inscritos da comunidade, além da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk; o Chefe da Divisão de Bem-Estar Animal de Bragança Paulista, Claudio Zago Júnior; o Coordenador da Defesa Civil, Fábio Brunholi; a representante da Associação Amigos da Serrinha, Elisa; e os representantes do Galpão Busca Vida, Carlão e Leo.

O curso foi ministrado pelo 1° Sgt PM Daniel Inajar Arantes Centofante, pelo 3°Sgt PM Diaulas Henrique Miranda e pela Sd PM Isis Zetter Donati Neto, do Corpo de Bombeiros. Dividido em duas partes, com aulas teóricas e práticas, o treinamento foi realizado com o intuito de preparar pessoas para que estejam aptas para situações de combate a incêndios em áreas de mata e pastagem, locais que geralmente são assolados no período de estiagem pelo fato de se tornarem alvo de incêndios acidentais e criminosos.

Os participantes agora farão parte de um grupo de mensagens para comunicação e acionamento em caso de emergência.

Durante o treinamento, o grupo aproveitou para visitar uma área de plantio de árvores realizado em uma parceria da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, que doou as mudas pelo Consórcio PCJ e a comunidade, responsável pelo plantio.

Também foi visitada área de aceiros, feitos pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento dos Agronegócios. Os aceiros são faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo. A finalidade é prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando-se assim queimadas ou incêndios.

Em setembro de 2020, o bairro Serrinha foi atingido por um incêndio de grandes proporções, em uma área de abundância de vegetação e causou danos a toda fauna e flora local, que aos poucos vêm se recuperando.
Em breve, novas inscrições para o curso de brigadista serão abertas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para atender outros locais de alta vulnerabilidade no município.

Fonte: SECOM – Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam