Ano teve como destaque projetos voltados a gestão para sustentabilidade.
Comemorando 125 anos em 2015, a Companhia Melhoramentos São Paulo reúne importantes ações sustentáveis e projetos desenvolvidos no último ano na 4ª edição do Relatório de Responsabilidade Socioambiental 2014. O material destaca os principais resultados destinados a questões ambientais, o relacionamento da empresa com seus colaboradores e as comunidades vizinhas.
Como destaque está o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), que proporciona melhor gestão sobre suas emissões e remoções, a aplicação dos indicadores de gestão sustentável estabelecidos pelo Instituto Ethos e a manutenção do selo verde Forest Stewardship Council (FSC®), reflexo das ações realizadas e comprometimento com as rígidas normas ambientais.
Com as metas anteriores sendo alcançadas, surgem novas responsabilidades. Para cumpri-las a empresa dará sequência aos projetos implantados, finalizando o 3º Ciclo de Mensuração GEE, incorporando a sustentabilidade e a Responsabilidade Social e Empresarial (RSE) em suas estratégias de negócio, além de apresentar estudos para diversificação da matriz energética renovável e concluir o projeto de calçamento da comunidade São Geraldo, localizada em Camanducaia.
A Melhoramentos Florestal conta com 17,6 mil hectares divididos entre as três unidades de manejo: Camanducaia/MG (12 mil), Caieiras/SP (5 mil) e Bragança Paulista/SP (650). A empresa desenvolve atividades de manejo florestal e produção de cerca de 60 mil toneladas de fibras celulósicas de alto rendimento, a partir das árvores de pinus e eucalipto de sua própria plantação. Vale ressaltar que mais de 50% das áreas florestais são compostas por mata nativa, onde o habitat de espécies silvestres e plantas exóticas são protegidos em sua integridade máxima, conforme aponta o relatório anual.
O Relatório de Responsabilidade Socioambiental 2014 pode ser acessado através do site www.melhoramentos.com.br
Fonte: Ascom/Melhoramentos