Empenhada no desenvolvimento sustentável, a Cia Melhoramentos passa a contar com captadores de energia solar fotovoltaica.
Dois sistemas diferentes foram instalados no refeitório da unidade de Fibras em Camanducaia. Um composto por 32 módulos de 310 Wp (Watt pico), com tecnologia policristalina e outro com 36 módulos de 275 Wp, monocristalino.
Os sistemas devem produzir 13.978 kWh e 14.006 kWh respectivamente, por ano.
“O Brasil produz índices de radiação solar superiores aos encontrados nos países europeus. Precisamos rentabilizar este tipo de energia e aplicar em larga escala. Nosso objetivo principal é conhecermos qual das duas tecnologias é a mais eficiente para nossa região. Assim vamos ter base e poder efetuar investimentos neste tipo de energia no futuro”, afirma Clovis Alcione Procópio, gerente executivo industrial da unidade de Fibras da Cia Melhoramentos.
Sobre a Cia Melhoramentos
Os negócios da Cia. Melhoramentos englobam editora, livraria e fibras celulósicas de alto rendimento. A Editora Melhoramentos, a frente mais conhecida, com milhares de livros publicados, foi a primeira empresa a editar um livro infantil colorido no Brasil, no início do século XX. A Melhoramentos Florestal, com gestão ecologicamente correta, planta florestas das espécies pinus e eucaliptus. É responsável também pela produção de fibras celulósicas de alto rendimento, componente fundamental para inúmeras embalagens cartonadas e papéis para fins sanitários (tissue).
Fonte: Ascom/Melhoramentos