As adolescentes que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) devem procurar a unidade de saúde mais próxima com a carteira de vacinação e documento com foto em mãos. A prevenção contra a doença só será completa, após as duas doses serem aplicadas.
A primeira dose da vacina foi disponibilizada durante o mês de março e abril, sendo que as imunizadas foram informadas que a segunda dose deveria ser tomada a partir do mês de outubro.
Entretanto, de acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE), a procura pela segunda dose da vacina ainda é baixa. Sendo assim, a equipe orienta aos pais das adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos (até 13 anos, 11 meses e 29 dias) que procurem uma das 23 unidades de saúde de Bragança Paulista das 8h às 17h, que disponibilizam a vacina. Aquelas que não tomaram a primeira dose, também podem fazê-lo.
O HPV
O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas. Sua transmissão ocorre através do contato direto com a pele ou mucosa infectada, e a principal forma de contágio é através de relação sexual. A transmissãovertical (de mãe para filho) e o início precoce da vida sexual também são formas de contágio.
Esta infecção é muito frequente e tem tratamento, porém se não for tratada a tempo, pode se transformar em lesões mais sérias, progredindo para o câncer de colo do útero. No Brasil, o câncer de colo de útero é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres.
Com a inclusão da vacina no SUS, o Ministério da Saúde espera contribuir na redução dos casos de câncer de colo de útero.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista
Foto: Reprodução