Iniciativa pioneira busca prevenir a violência escolar por meio de formação especializada e promoção de uma cultura de paz
O Governo de Minas, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), lançou o projeto Com Viver, uma ação conjunta das Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Educação (SEE).
O projeto tem como objetivo qualificar professores e servidores para a contribuir com a prevenção de atos de violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz baseada no respeito, diálogo e direitos humanos.
A iniciativa surge como resposta ao aumento dos casos de violência nas escolas mineiras e visa fortalecer a segurança nas instituições de ensino por meio da capacitação de profissionais da educação.
O Com Viver se alinha às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), que destacam a importância de se criar e fortalecer um ambiente escolar acolhedor e seguro.
Professores e outros profissionais da educação de todas as regiões do estado poderão participar de uma formação proposta pela Sejusp e MPMG para identificar, de forma rápida e eficaz, comportamentos de risco relacionados a diferentes formas de violência, como bullying, racismo e LGBTQIA+fobia. O objetivo é aprimorar a capacidade de prevenção e resposta dentro das escolas, promovendo ações que garantam o bem-estar de crianças, jovens e adultos.
Fonte: SECOM – Superintendência de Imprensa de Minas Gerais