Em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, o Ministério da Saúde divulgou na última terça-feira (28/07), dados inéditos de hepatites virais no país. De acordo com a pasta, o Ministério da Saúde distribuiu 54.710 tratamentos para hepatite C entre 2019 e junho de 2020.
Com isso, ultrapassa a marca de mais de 125 mil pessoas tratadas com os novos antivirais de ação direta – AAD, que curam mais de 95% dessas infecções. Além disso, o envio do medicamento deixou de ser realizado trimestralmente e passou a ser feito mensalmente, o que permite maior agilidade para atendimentos dos pacientes. O resultado é o fim da espera por medicamentos pelos pacientes.
Em Bragança Paulista, no ano de 2019, 34 pacientes receberam tratamento para hepatite, com o registro de 2 óbitos. Já em 2020, 35 pacientes receberam tratamento, sem registro de óbito. A faixa etária de incidência de casos no município ocorre dos 15 aos 59 anos.
A hepatite viral é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto quando presentes, podem se manifestar como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista