A partir deste mês, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h está apta a receber verba federal. Nesta sexta-feira, dia 12, a unidade recebeu a visita de fiscais do Ministério da Saúde (MS), que realizaram vistoria em todas as dependências da unidade, a fim de avaliar se a mesma estava apta a ser habilitada.
A visita de habilitação é um procedimento padrão do órgão. Quando uma unidade deste serviço é inaugurada, compete à gestão municipal enviar a documentação do serviço e aguardar a visita dos profissionais. Apenas depois de habilitada, esta começa a receber o repasse federal.
Durante a inspeção, que durou cerca de uma hora e meia, os profissionais avaliaram a estrutura de todos os setores, incluindo materiais, medicamentos, quantidade de leitos, acessibilidade do local e condições de trabalho dos funcionários. No final da vistoria, os profissionais realizaram uma checagem de todas as exigências do MS e um questionário com a coordenadora administrativa da unidade.
A UPA 24h, inaugurada em março pelo prefeito Fernão Dias, já realizou aproximadamente 72 mil atendimentos, com espera média de 45 minutos. Além da agilidade no atendimento, a qualidade tem se tornado a marca da nova unidade, que além de Bragança, atende aos municípios de Pedra Bela, Tuiuti, Pinhalzinho e Vargem.
Após a habilitação, a partir deste mês, o município receberá mensalmente R$250 mil, para custeio da UPA 24h. Com relação aos valores correspondentes aos meses de março a agosto, serão depositados de forma retroativa. Vale ressaltar que essa verba não poderia ser recebida pela antiga unidade, localizada no bairro Hípica Jaguari, pois o prédio não atendia os critérios do MS e não havia condições de realizar as modificações exigidas.
O valor do repasse ainda poderá ser dobrado após o envio da documentação que comprove 50% de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) no município. Este já está em curso com a ampliação das equipes do programa.
A Unidade conta com 210 funcionários, sendo no corpo médico, três clínicos no período da manhã, três à tarde e dois durante a noite. A pediatria, que possui ala separada, conta com três pediatras no período da manhã, três durante a tarde e dois à noite. O serviço também conta com dentista 24h.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista