Mobilização contra abuso e exploração sexual infantil reúne bom público em Bragança

Mobilizacao_braganca

Na manhã do dia 17/05, ocorreu uma mobilização, na Praça Raul Leme, no Centro, para chamar a atenção para o problema do abuso sexual de crianças e adolescentes, este teve grande participação da população bragantina. No dia seguinte, domingo, dia 18, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, campanha que teve início em 2010 e que utiliza o slogan ‘Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes’. Ela tem como símbolo uma flor, que remete aos cuidados oferecidos a crianças e adolescentes para que estas cresçam protegidas e saudáveis.

Houve apresentações de dança e teatro dos alunos do programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), da Polícia Militar, e de coral, dança e teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Também ocorreu discurso das autoridades presentes, como vereadores, secretários municipais, representantes do Conselho Tutelar, a vice-prefeita Professora Huguette e o prefeito Fernão Dias.

A primeira a fazer uso da palavra foi à coordenadora do Conselho Tutelar de Bragança Paulista, Marisa Ferreira de Lima, que se mostrou feliz pelo tamanho da mobilização realizada, pois trata-se de um crime que aumenta a cada dia. “A tendência é que outras pessoas agreguem a campanha todos os dias e não somente em um dia de conscientização”, disse Marisa.

A vice-prefeita, Professora Huguette, alertou sobre a responsabilidade dos educadores, que convivem com crianças e adolescentes diariamente. Afirmou que eles devem estar sempre atentos às mudanças comportamentais dos alunos, por este ser um indicador de eventuais abusos. Para isto, de acordo com Huguette, os profissionais da Rede Municipal recebem orientações a respeito.

O prefeito Fernão Dias optou por fazer um discurso direcionado às crianças presentes e exemplificou, de acordo com sua experiência na área policial, como um criminoso se aproxima delas. Conforme relatou, o que geralmente ocorre não é conforme o estereótipo, do criminoso oferecer balas para se aproximar, mas sim conquista a confiança ou oferece um ombro amigo. Por isto, as crianças e adolescentes devem tomar cuidado em quem confiar. “Que este tema fique explicito na sociedade, afinal não são casos isolados que atualmente ocorrem”, finalizou o prefeito.

Como forma de chamar atenção da população bragantina para este problema, ocorreu ainda uma passeata com exibição de faixas com dizeres e imagens sobre o tema.

Foto: DIMP/Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>