Monte Verde completa 67 anos com diversas atrações para os moradores

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Monte Verde completa 67 anos na próxima quarta-feira (29). A Prefeitura de Camanducaia, em parceria com empresários e com o vereador Marcos de Souza, preparou um dia de comemorações para os moradores do Distrito. As festividades acontecerão na Praça da Bíblia.

A partir das 14h, profissionais da UBS Emilia Leiasmeier Grimberg vão realizar atendimentos e orientações de saúde. No mesmo período, o Departamento de Meio Ambiente vai fazer a doação de mudas de árvores nativas, que são cultivadas pelo Horto Florestal Municipal. Também está preparado um período para corte de cabelo e maquiagem artística.

Às 15h, artistas da Associação Beneficente de Monte Verde (ABMV) apresentarão danças folclóricas da Letônia. Logo na sequência, às 16h, o Instituto Albert Rodrigues (IAR) realizará uma apresentação cultural (Top Boys). O começo da noite será reservado para os atos religiosos. Às 18h, apresentação da Assembleia de Deus e às 19h missa solene na Paróquia de São Francisco de Assis.

À noite, os moradores de Monte Verde terão diversas apresentações para comemorar o aniversário do distrito. A dupla José Fernandes e José Nogueira começa a tocar às 20h. Logo depois será a vez do MC JM e, na sequência, do grupo Carlos e banda. O show principal da noite será de Juliano Diázy, que recentemente o single “Apaixonado e Pegador”. A música tem ritmo dançante e foi produzido na pegada do Sertanejo Universitário.

 

História de Monte Verde
A história de Monte Verde se confunde com a história de Verner Grinberg, que chegou com sua família ao Brasil em meados de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial. Atraídos por uma companhia inglesa que explorava madeira, os Grinberg e outros imigrantes da Letônia, instalaram-se numa colônia leta, em S. José dos Campos.

Em 1921 é formada a Colônia Varpa, que abriga o mais importante núcleo de imigração da colônia leta para o Brasil. Foi nessa colônia, próxima à cidade de Paraguaçu Paulista, que Verner Grinberg conheceu Emília Leismeir.

Em 1936, já casado com Emília, Verner e seu pai sobem até o pé da Serra da Mantiqueira, em lombo de burro, abrindo picada no meio do mato, em busca de um lugar chamado Campos do Jaguari, município de Camanducaia, lugar de clima e paisagens semelhantes à Europa. Em 1938 adquire terras na região e inicia a formação de uma fazenda. Com o passar do tempo, muitos de seus amigos e conhecidos começaram a sentir atração pelo lugar.

Aos amigos e parentes, geralmente europeus e adeptos de sua religião, a batista, cedia terreno para que construíssem casas e viessem morar na fazenda, hoje Monte Verde. A partir de 1950, Grinberg começou a fazer loteamentos de suas terras e a investir na infra-estrutura da vila.

Fonte: Ascom – Prefeitura de Camanducaia

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>