Depois de três anos, Monte Verde volta a sediar o Circuito Brasileiro de Cicloturismo, o maior evento de Cicloturismo por etapas do Brasil. O circuito surgiu em 2010 com o objetivo de realizar eventos ciclísticos na modalidade do Cicloturismo, que consiste em conhecer lugares e locais utilizando a bicicleta como meio de transporte. A cada mês é realizada uma etapa em cada local. Monte Verde sediou o evento, pela última vez, em 2012.
Com realização da Associação Comercial de Monte Verde em parceria com a Mundo X Terra, a 64ª. Etapa do Circuito deve atrair 300 participantes de diversas cidades e estados, recebendo todos os tipos de ciclistas, de iniciantes a profissionais. O circuito é aberto a todo tipo de ciclista, dada a estrutura de apoio e suporte, que garante aos participantes diversão, aventura e segurança em todo percurso. A etapa anterior aconteceu no último domingo, dia 23, em Socorro. “O turismo de bicicleta é uma tendência no mercado brasileiro e não apenas uma alternativa”, afirma Leonardo D’Amore, presidente da Associação Comercial de Monte Verde.
Para participar é necessário inscrever-se a partir do dia 25 de agosto, pagando uma pequena taxa e recebendo um kit de participação, que inclui camiseta e brindes, além de seguro contra acidentes e resgate, mesa de frutas, lanches e água durante o percurso. Maiores informações sobre o evento podem ser encontradas no site: www.circuitodecicloturismo.com.br .
Em Monte Verde, a etapa será no dia 20 de setembro, com início às 8h30. No distrito o percurso será de aproximadamente 38 quilômetros pelas paisagens deslumbrantes da serra da Mantiqueira. A equipe organizadora do evento é composta por educadores físicos, mecânicos de bike, guias experientes e um fotografo que vai registar todo o evento. O responsável pela estrutura do evento é Glauber C. Santos, da Mundo X Terra, Marketing Esportivo.
Além de patrocínio de empresas locais, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Camanducaia, da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV), da Comissão Comunitária de Eventos e do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).
Fotos: Divulgação do evento