Nesta semana os moradores dos Bairros Mantiqueira e dos Pires, em Extrema, procuraram a redação do jornal O Registro para reclamar sobre o serviço prestado pelos Correios. Os bairros estão sem a entrega de correspondências desde 2013, quando a única caixa postal do bairro foi retirada, os moradores precisam retirar todo mês suas correspondências no Centro de distribuição do município.
Em reunião com os moradores, a redação apurou que um abaixo-assinado com cerca de 400 assinaturas foi enviado a Central do Correios em Belo Horizonte em 2013 pedindo uma solução para o problema e a única coisa que a população da região recebeu foi um cartão de confirmação do recebimento, nenhuma satisfação ou solução foi dada. O mesmo abaixo-assinado foi entregue nas mãos do responsável pelo Correios em Extrema na época, mas a solução também não veio.
Em um primeiro momento, o pretexto dado pelos Correios sobre a não entrega era que o bairro estaria em Zona Rural, mas em documento da Prefeitura de Extrema, assinado pelo vice-prefeito João Batista, os bairros são declarados como área urbana.
A busca pelas correspondências é um martírio para os moradores que precisam ficar em pé na fila por longos períodos, além da falta de local adequado para a procura de sua encomenda ou carta. Além do prejuízo financeiro em ir até o local, os boletos são pagos com atraso gerando juros e encomendas são perdidas devido o retorno ao remetente, já que os moradores não são avisados que seus produtos precisam ser retirados e o prazo se esgota.
Conta de água, luz e IPTU são recebidas nos bairros, já que a entrega é feita por outras empresas. As ruas foram devidamente identificadas pela Prefeitura e não são de difícil acesso, o que facilita a localização dos endereços.
Em reunião de moradores, na qual O Registro esteve presente, os residentes nestes bairros solicitaram uma posição por parte do Correios, pois não aguentam mais o silêncio por parte da empresa e o descaso com que estão sendo tratados.
De acordo com os Correios, os bairros citados foram incluídos no levantamento técnico, em andamento na região, para identificar os recursos necessários à implantação da distribuição postal domiciliária. A previsão de finalização desse levantamento é para maio de 2015. Como medida de curto prazo, será iniciada a distribuição aos sábados para os moradores desses bairros a partir do próximo dia 02 de maio.