Entre os dias 15 de setembro à 13 de outubro, o Arte no CIT 6 apresenta a Mostra Fotográfica “Aves de Extrema”, uma exposição de Ricardo Q. T. Rodrigues e fotógrafos associados.
Ricardo Queiroz Telles Rodrigues é natural de São Paulo e já atuou em diversos ramos, tendo a fotografia como sua grande paixão. Trabalhou como fotógrafo no grupo SBF (Centauro Esportes) e possui um Estúdio em Extrema, onde fixou residência.
Ricardo já expôs seus trabalhos em São Paulo, Extrema, Fort Lauderdale (EUA) e em Londres (Inglaterra). Tendo seus trabalhos também publicados em diversos meios de comunicação tais como: National Geographic, Jornal da Tarde, Diário de São Paulo, revistas como Isto É, Cláudia, Terra da Gente entre outros.
Com um trabalho diversificado entre ilustrações de livros, fotojornalismo a fotografia de produtos e natureza, é essa mescla que compõe sua marca.
A ideia da Mostra surgiu de um sonho antigo, o fotógrafo sempre foi apaixonado por fotografia de natureza, o birdwatching foi uma consequência natural dessa paixão. Esta exposição sempre acabava sendo adiada por motivos diversos. Este ano na ajuda ao combate às queimadas, surgiu a ideia como um apelo a preservação do meio ambiente.
“Vamos preservar antes que acabe…assim teremos um mundo melhor para nossos filhos”, salienta Ricardo.
Segundo Ricardo, a preservação do meio ambiente é a primeira preocupação de um observador de pássaros. Com a flora degradada seus habitantes estão fadados a extinção. E extinção é para sempre.
Fotógrafos que estarão presentes na exposição: Andreas Oberhuber, Bruno F. Salaroli, Demétrius Rodrigues, Elisa Torricelli, Eri Martins, Fernando Cipriani, Paulo Roberto Dellalio, Ricardo Q.T. Rodrigues, Rodrigo Mazzola, Silas Marques e Wilson Lucheti.
Um dos passarinheiros, Demétrius Rodrigues, gestor predial. Há 05 anos fixou residência em Extrema na Serra do Lopo. De acordo com ele, o que mais chamou a atenção foi a beleza do pôr do sol. Começou com uma câmera compacta a fotografar para registrar o momento e a fotografia em si virou uma paixão!
“Como sempre fotografava em locais diferentes comecei a observar a fauna e flora da região e a registrar. Com o tempo a paixão por aves se iniciou e comecei a pesquisar outros amigos que tinha como hobby o Birdwatching: A arte de observar e fotografar aves e com o tempo chegamos a 280 espécies registradas na cidade.”
Segundo Demétrius foi em uma das saídas fotográficas que surgiu a ideia de fazer uma exposição para conscientização da preservação das aves e da natureza. “Agradeço ao amigo Ricardo Q T Rodrigues pela oportunidade e reconhecimento”, finalizou.
Andreas Oberhuber, outro amigo passarinheiro, encontrou na observação de aves uma maneira de me desligar do mundo durante o período que está na mata observando e fotografando a linda avifauna.
O fotógrafo é de Santo André/SP e possui um terreno em Extrema, onde já plantou desde 2010 dezenas de árvores. Suas observações após o plantio das árvores o levaram a perceber diversas espécies de aves que nunca havia visto, começou a pesquisar na Internet e encontrou o Site Wikiaves, que hoje está consolidado entre os observadores de aves como a principal fonte de informações sobre as aves do Brasil.
“Durante estes seis anos de observação conheci lugares maravilhosos no Brasil e no Exterior, fiz grandes amigos e pude conhecer os diferentes biomas brasileiros que conhecia apenas dos livros e televisão. Até hoje já registrei 720 espécies diferentes de aves, mas quero muito mais. Em 2017 meu principal objetivo é conhecer a região amazônica, considerado melhor lugar do mundo para observação de aves. Gostaria que as pessoas que estão visitando a exposição incorporem a tão necessária consciência ambiental, apenas com ela as gerações futuras terão a oportunidade de conhecer a linda fauna e flora brasileira. Devemos além de proteger áreas de mata já existentes, criar novas áreas. Quem puder pesquise sobre o projeto premiado Conservador das Águas da Prefeitura de Extrema, muito importante para a manutenção e conservação dos recursos hídricos da região,” salientou Andreas.
Para quem não tiver a oportunidade de visitar a exposição no CIT ela se encontra disponível no site http://www.ricardoqtrodrigues.com.br/Exposições/Aves-de-Extrema
Se alguma escola estiver interessada em levar para seus alunos esta exposição basta entrar em contato pelo email ricardo@serradolopo.com.br