Movimento Maio Amarelo de educação no trânsito é lançado em Pouso Alegre

maio-orsm-site

Chamar a atenção para quem usa o trânsito no dia a dia, esse é o objetivo do movimento Maio Amarelo que teve início nessa segunda-feira, 02, em Pouso Alegre. Alunos de escolas municipais e estaduais participaram de uma passeata saindo da Praça João Pinheiro até a Praça Senador José Bento para marcar o início das atividades que terão durante todo o mês no intuito de conscientizar a população dos cuidados nas vias públicas.
O movimento Maio Amarelo é realizado pela Prefeitura de Pouso Alegre, representada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, em parceria com o SEST/SENAT, Arteris, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Militar.
Durante as atividades de abertura do Maio Amarelo, o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Luiz Carlos Delfino, destacou a importância de todos estarem cientes dos cuidados no trânsito para diminuir os casos de mortes e feridos em acidentes. “Maio Amarelo vem trazer a proposta de conscientização para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre os acidentes que estão acontecendo dentro da cidade. Nós queremos acabar com isso, minimizar ou até zerar essas ocorrências. Cada pessoa tem que saber dos seus direitos e deveres para um trânsito seguro e preservar a própria vida e das demais pessoas,” explica Delfino.
No decorrer do mês serão realizadas ações de conscientização nas escolas e blitz educativas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e a PaTran. No dia 20, às 14h, haverá uma gincana no SEST/SENAT, com alunos das escolas municipais Professora Maria Barbosa, o conhecido CIEM do Algodão e Professora Clarice Toledo. E no dia 29, às 09h30, acontecerá o passeio ciclístico organizado pelo CICLOSULMINAS.

O Maio Amarelo
A cor usada na campanha simboliza a atenção do sistema de semáforos. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema Segurança Viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Aumento no número de acidentes no trânsito
De acordo com dados da Seção de Planejamento do 20º Batalhão Polícia Militar, entre janeiro a março deste ano, foram registrados 476 acidentes de trânsito em Pouso Alegre, sendo 118 com vítimas.  De julho a dezembro de 2015 foram 695 acidentes, sendo 249 com vítimas.
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, a cada ano, aproximadamente 45 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito no Brasil. De 2008 a 2013, o número de internações devido a acidentes de transporte terrestre aumentou 72,4%. Em 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 170.805 internações por acidentes de trânsito e R$231 milhões foram gastos no atendimento às vítimas.
A Assembleia Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>