Esta semana o processo contra a COPASA referente às multas ambientais aplicadas pela Prefeitura, foram encaminhados para a Dívida Ativa porque não foram pagas durante o processo administrativo, o valor total é de R$ 20.904.772,91.
Desde o ano passado, a Prefeitura de Extrema vem exigindo de diversas formas que a COPASA, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, cumpra os compromissos do contrato e melhore a prestação de serviço para a população.
“A população de Extrema já cansou de esperar uma melhora nos serviços, e, por se tratar de um serviço básico eque é cobrado, a concessionária tem que entregar mais qualidade. Por isto estamos tratando este assunto com toda seriedade”, explica o prefeito, João Batista.
Numa das ações, a Secretaria de Meio Ambiente de Extrema abriu 37 autos de infração contra a COPASA por despejar esgoto sem tratamento em córregos e rios do município, ação que foi confirmada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) obrigando a concessionária ao pagamento de multa de mais de R$ 6 milhões.
A COPASA recebeu prazo até 30 de maio para o recolhimento da multa, como a empresa não fez o pagamento, nem se pronunciou continua sendo aplicado a multa diária, totalizando agora R$ 20.904.772,91. O processo agora foi encaminhado pela Procuradoria Geral do Município para a Dívida Ativa para cobrança.
“A partir de agora, todas as alternativas de resolver o problema de forma administrativa se encerraram. A Copasa até pode discutir na Justiça, mas vamos continuar atuando respeitando a legislação e exigindo o respeito que nosso cidadão merece”, esclarece João Batista.