Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Prefeitura de Estiva, por meio da Secretaria de Saúde intensificou as ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
Uma grande equipe de profissionais da saúde entre agentes comunitários, agentes de endemias, enfermeiros, técnicos, fiscal sanitário intensificaram as visitas nos imóveis do perímetro urbano a fim de orientar, conscientizar e eliminar possíveis criadouros.
Entre os dias 05 de janeiro à 19 de fevereiro foram vistoriados aproximadamente 1.793 imóveis, destes 356 encontravam-se fechados, 28 visitas recusadas e 237 visitas resgatadas.
Durante o período foram encontrados focos (larvas) em diversas regiões, num total de 87 focos, sendo 54 em imóveis residenciais, 17 outros, como por exemplo: via pública, construções, cemitério, prédios públicos, 11 em terrenos baldios e 5 em comércios.
Sabe-se que além das visitas aos imóveis o trabalho de conscientização a população é de suma importância.
Também foram ministradas palestras na unidade de PSF para os usuários do SUS que aguardavam atendimento.
Nos grupos de gestantes o tema foi abordado em roda de conversa para assim garantir mais informações as gestantes para os cuidados durante o período gestacional, uma vez que existe a possibilidade do Zika Vírus estar associado à microcefalia durante a formação do bebê.
No Centro de Educação Infantil Mauro Ribeiro de Andrade houve panfletagem e reunião escolar para conscientização.
Nos meses de janeiro e fevereiro surgiram algumas denúncias e estas foram atendidas e constatou-se focos de larvas nos locais denunciados.
Durante a ação também foram vedadas algumas caixas d’águas. E a presença do exército reforçou a ação.
A fim de resgatar os imóveis cujo moradores não se encontravam durante a semana, aos sábados foi feito mutirões.
Fique de olho! Você é o melhor fiscal da sua saúde!
Com informações: Ascom/Prefeitura de Estiva