No sábado, 24/08, o prefeito de Cambuí/MG, Dirceu Dias, e Wandha Karine, secretária municipal de Saúde, visitaram os postos do PSF (Programa de Saúde da Família) e a Policlínica para acompanhar o Dia Nacional de Mobilização Nacional da de Atualização da Carteira de Vacinação. A ação, do Ministério da Saúde, é realizada em parceria com os governos estadual e municipal.
A campanha tem início no sábado (31) e visa regularizar as carteiras de vacinação de crianças de zero a cinco anos, verificando se as mesmas já tomaram todas as vacinas necessárias, complementando os cartões faltosos. Nesse período estarão disponíveis todas as vacinas do calendário regular, como a BCG, Hepatite B, Penta, Inativada Poliomielite (VIP), Oral Poliomielite (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola, e Caxumba) e DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche).
Para regularizar as carteiras de vacinação os pais devem procurar qualquer unidade do PSF munidos como sala de vacinação, não precisando, necessariamente, ser no bairro em que reside. Em caso de perda da carteira de vacinação, deve-se procurar o PSF do próprio bairro, onde a criança possui um cadastro com as vacinas que já recebeu para que um novo cartão seja confeccionado. Para a secretaria, a campanha é de grande importância para a saúde de toda a cidade pois através dela será possível verificar a situação da vacinação o município, detectando se há necessidade de se realizada uma campanha específica. A secretária salienta ainda que a vacinação é a principal forma de proteção da criança, tornando-a imune a doenças que muitas vezes são fatais e que o quadro de vacinação brasileiro é o melhor e mais completo. Lembra também que a partir de setembro estará entrando no quadro de vacinação a imunização contra varicela (catapora), na vacina tetra viral – uma versão atualizada da tríplice viral – irá imunizar, em uma só injeção, contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora. “Essa vacina será ministrada em duas doses, a primeira quando a criança completar um ano de vida e a segunda aos quatro anos de idade”, disse.
Outra vacina que está disponível nos postos do PSF e na Policlínica é em prevenção à Hepatite B, doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano e tem como principal fonte de transmissão o contato sexual. Só no Brasil, dois milhões de pessoas sofrem da forma crônica de hepatite B, o público dessa vacina é de homens e mulheres de até 49 anos, em que são ministradas 3 doses ficando a pessoa imunizada pelo resto da vida. (Fonte: Leandro Fabrício)