Na última segunda-feira (17/08), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu do Instituto Butantan 9.300 testes rápidos. O objetivo é compor a estratégia de resposta à pandemia identificando a extensão da transmissão da doença em determinadas populações ou grupos populacionais, por meio de resposta imunológica.
Os profissionais da saúde estão recebendo capacitação ministrada pelo Laboratório HILAB, que também é a responsável pela emissão de laudos. A testagem rápida ocorrerá nos grupos assintomáticos, ou seja, quem não apresenta sintomas gripais. A nova testagem deve iniciar nos próximos dias.
Os grupos assintomáticos prioritários para testagem sorológica são os trabalhadores da saúde, prioritariamente do Sistema Único de Saúde, incluindo entidades filantrópicas e Organização de Serviços de Saúde (OSS) contratualizadas com o SUS, Trabalhadores de Segurança Pública e População Privada de Liberdade, Motoristas de Transporte Público, Entregador de Compras de Aplicativo ou Delivery, bem como demais Trabalhadores do setor Público Municipal que ainda não foram testados.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista