Nos dias 17 e 18/10, executivos e colaboradores do funcionalismo público de prefeituras do Sul de Minas se reuniram na FAEX (Faculdades de Extrema) para serem qualificados pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O foco do encontro versou o planejamento estratégico com ênfase nas micro e pequenas empresas. É a primeira vez que o trabalho é realizado na região e envolve as cidades de Extrema, Itapeva, Camanducaia, Cambuí e Estiva.
Outros objetivos do Sebrae nesta metodologia são apoiar e subsidiar as gestões públicas a entenderem as vocações dos municípios, checar as principais dificuldades enfrentadas pelas administrações executivas no processo de construção do desenvolvimento local, analisar o potencial econômico local e incorporá-lo nas diretrizes de seu planejamento estratégico, principalmente ressaltando a importância dos pequenos negócios.
Foram abordados temas que envolvem os conceitos principais de micros e pequenas empresas, o público-alvo no planejamento estratégico, o poder da multiplicação, a questão do quadro funcional, o empreendedorismo público e as análises principais sobre os setores empresariais, com análise no ambiente econômico.
A ação prevê dois encontros de 16 horas cada um e um tutorial à distância de oito horas. O segundo encontro será nos dias 28 e 29/11, direcionado para prefeitos e vices, secretários agentes de desenvolvimento, além de vereadores e representantes de entidades empresariais.