Prédio abriga acervo com mais de 100 itens que contam a história da telefonia no país
Desde 2017, a Administração Municipal trabalha incessantemente para firmar o compromisso com a cultura e o turismo local através de projetos e melhorias nos equipamentos culturais municipais.
Na tarde desta quarta-feira, 05, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, entregou as obras de reforma e restauro no Museu do Telefone.
A edificação, construída em 1907, sofreu reparos na parte interna, externa, reforma na parte elétrica, troca do telhado e calhas, tratamento das alvenarias, troca de piso e revestimento, tratamentos das janelas, instalação de elevador e plataforma de acessibilidade e implementação de acessórios que viabilizam o acesso de portadores de necessidades especiais (PNE’s) e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, o primeiro andar conta com duas salas que receberão cursos, exposições, oficinas e workshops.
“Bragança Paulista faz parte da história da comunicação graças ao Museu do Telefone, local que abriga os primeiros aparelhos telefônicos da história do país. Em 2019, o prédio foi declarado utilidade pública para que a Prefeitura adquirisse a edificação e pudesse realizar a reforma. Depois de meses de trabalho, a nossa Administração entrega esse restauro com grande satisfação”, falou o Prefeito Jesus Chedid durante seu pronunciamento em vídeo.
O imóvel foi adquirido pela Prefeitura Municipal em agosto de 2019 no valor de R$ 339.077,52, após tratativas com a empresa Telefônica Brasil S/A. Na ocasião, foi assinada a escritura de desapropriação amigável da propriedade e a entrega do ofício solicitando permanência da remessa de telefones antigos no local.
Na oportunidade, estiveram presentes representando a Telefônica a Gerente Sênior Patrimônio Cláudia Simone Moreira, a Gerente de Imóveis Patrícia Vilarinhos Silveira e o Gerente de Relações Institucionais Antônio Marcos dos Santos.
O investimento para a reforma do local faz parte da assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal, pelo programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) – Modalidade Apoio Financeiro.
“O setor cultural foi visto com outro olhar pela atual Administração, todos os equipamentos culturais foram restaurados e revitalizados, inclusive o Museu do Telefone. Com muita alegria, após um intenso trabalho, nós entregamos mais um prédio que irá impulsionar as ações culturais e turísticas no município”, disse a Secretária Municipal de Cultura e Turismo Ana Lúcia Pereira.
Durante pronunciamento, o Deputado Estadual Edmir Chedid parabenizou a Prefeitura pelo intenso trabalho na área da cultura, do turismo e, consequentemente, para a história da cidade.
O Vice-Prefeito Amauri Sodré agradeceu ao funcionalismo público por toda a dedicação e empenho com o espaço e ressaltou os benefícios que as melhorias realizadas no espaço trarão ao setor e ao município.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista