Administração Municipal entregou neste ano a reforma e o restauro deste importante equipamento cultural
Inaugurado em 15 de dezembro de 1966, o Museu Municipal Oswaldo Russomano, símbolo de tradição histórica e cultural municipal, retrata há 54 anos a história de Bragança Paulista através dos mais de três mil itens que compõem o acervo do museu. O prédio abriga objetos pessoais de grandes nomes da história do município, peças que simbolizam a época dos barões do café, dos constitucionalistas e a ocupação indígena do Guaripocaba e períodos de importante mudança cultural e tecnológica como o período imperial, a escravidão, a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Constitucionalista de 32 e artefatos arqueológicos.
A atual Administração Municipal entregou neste ano a reforma e restauração do Museu Municipal Oswaldo Russomano. O espaço passou por inúmeros reparos como a restauração da pintura interna e externa, reparo na parte estrutural e hidráulica, substituição da rede elétrica e do telhado, adequação do espaço para Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s) e de pessoas com mobilidade reduzida, sinalização em placa tátil (braille), instalação de novas calhas e condutores para a coleta de águas pluviais, bem como infraestrutura elétrica para implementação de mostras interativas e digitais.
Também foram restaurados e tratados diversos materiais originais da construção como as janelas históricas, mantendo o desenho atual do prédio, além da instalação de luzes de LED na fachada e no interior do prédio. A área externa do prédio e o salão de exposições receberam melhorias, dentre elas paisagismo, rampa de acesso com corrimão, cascata de água e pergolado, tais mudanças ocorreram com o intuito de melhorar o espaço para receber eventos públicos e privados.
A reforma e restauro do espaço foi executada pelo valor de R$ 895.961,39, recurso oriundo do contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF), pelo programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Modalidade Apoio Financeiro.
O Museu Municipal Oswaldo Russomano, localizado à Rua Cel. João Leme, 520 – Centro, está aberto para visitação por meio de agendamento. Mais informações pelo telefone (11) 4033-7566 ou 4034-6570 (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).
Fonte: SECOM – Bragança Paulista