Setor possui nova gestora e um investimento superior ao exigido pela Constituição Federal
Um município na contramão do restante do país, Extrema demonstra, ao passar dos anos, que está em uma constante evolução social, econômica e, especialmente, educacional. Conforme dados divulgados pela Prefeitura nas últimas semanas, o investimento no setor de Educação chegou a 32% do valor total arrecadado em 2018, cerca de 7% a mais do que o exigido por lei.
De acordo com a recém nomeada Secretária de Educação, Geisa Ramos, o município sempre aplica percentuais superiores por “acreditar que a educação é a base para a evolução social”. Para ela, trata-se de uma gestão que tem levado a educação realmente a sério.
Impactada pelo desenvolvimento industrial da cidade, a constante demanda por novas vagas em escolas e creches influencia diretamente o setor. Fato que exige cuidado e monitoramento da gestão para que a qualidade de ensino, tanto no âmbito estrutural como no âmbito pedagógico, seja mantida.
As ações de melhoria são constantes, fato que reflete diretamente na aprendizagem dos alunos. Hoje, a cidade ultrapassa as metas propostas pelo IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, revelando a qualidade da educação nos níveis Fundamental I e II, ofertados pelo ensino público municipal.
Geisa destaca que são muitas as preocupações da administração municipal com o setor. Em relação à estrutura física das unidades escolares, há uma constante busca por melhorias, como no investimento em mobiliário novo e de qualidade. Além disso, a Secretária conta que a Escola Municipal Evandro Brito da Cunha, a mais antiga do município, passará por uma grande reforma.
Há ainda a preocupação com o aumento do número de vagas na Educação Infantil e Fundamental. Nesse sentido, é possível mencionar o CEIM Pró-Infância, que será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 05. O Centro de Educação Infantil Municipal Profª Maria Aparecida de Almeida Moura está localizado no bairro do Tenentes e atenderá 300 crianças de 4 meses à 5 anos.
Ainda este ano, em dezembro, também está prevista a entrega do CEIM Vila Esperança. Ao mesmo tempo, estão em fase de projeto os CEIMs Vila Rica e Ponte Nova, bem como a Escola dos Três Poderes, os quais têm previsão de início das obras já no segundo semestre.
Todos os projetos desenvolvidos revelam que a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, tem buscado oferecer não só maior número de vagas, mas qualidade no ensino e no acolhimento das crianças extremenses.
“Vivemos essa realidade e sabemos que é possível, com vontade política, seriedade, muito trabalho e foco ver nossa cidade e nossa gente crescerem e se desenvolverem econômica e socialmente”, pontua Geisa.
A Prefeitura tem investido ainda no aumento do transporte escolar, através da renovação da frota, possibilitando maior conforto e segurança aos alunos. A qualidade da merenda e a valorização dos profissionais de ensino também são preocupações constantes no município.
A aprendizagem básica oferecida pelo ensino público é, culturalmente, defasada no país. Em Extrema, considerando a importância desse estágio para a formação do aluno, são desenvolvidos diversos projetos simultaneamente com foco no melhor aproveitamento possível do conteúdo pelos discentes.
Nos CEIMs, Geisa comenta que o trabalho é “a união entre cuidar e ensinar”. Os pequenos já recebem um trabalho pedagógico engajado, desenvolvido de acordo com a faixa etária. Já no ensino fundamental, são relacionadas metas de aprendizagem, com projetos específicos nas unidades escolares.
Além do conteúdo programático previsto para o ano letivo, os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem recebem atendimento diferenciado. São 16 novos professores contratados para essa função (06 de Educação Básica I e 10 de Educação Básica II).
Nova gestão
Geisa Ramos, responsável pela maior secretaria da administração, destaca que “o grande desafio [do setor] é continuar trilhando para o reconhecimento das escolas públicas e para a consolidação da qualidade do ensino”.
Recém-nomeada para o cargo, Geisa passou a gerenciar a Secretaria Municipal de Educação há cerca de um mês. “Encontrei um cenário de grandes avanços e grandes desafios, bem como uma equipe de profissionais preparados e comprometidos”, comenta sobre a nova empreitada.
Sobre suas visões acerca da gestão, ela acredita no ideal de proporcionar além do ensino de qualidade, o cuidado com cada aluno como membro de uma família, formando cidadãos e agindo com responsabilidade social, de forma a agregar valores para as famílias extremenses.