No próximo sábado, dia 05, terá início o “Natal Cultural de Monte Verde”, com apresentação do coral Badauá. É a segunda vez que o grupo se apresenta no distrito, sob regência de Áurea Lemes e formado por 20 alunos do Conservatório Estadual de música Juscelino Kubitschek, de Pouso Alegre. A apresentação terá um repertório especial com músicas natalinas e será na sacada do Café Pinhão, tradicional restaurante do distrito, situado na Avenida Monte Verde.
Nas semanas seguintes (12,19 e 26/12) será realizada a apresentação da Parada Natalina, também na Avenida Monte Verde. A parada que tem roteiro de Tiago Mentor, conta a história de Monte Verde através de seus personagens marcantes: o padroeiro, o fundador e a flora e fauna local. Com direção de Albert Rodrigues, o desfile é dividido em alas, que pouco a pouco vão contando a história.
A história tem início com a anunciação dos anjos e das estrelas, passa pela Letônia, terra do fundador de Monte Verde, Verner Gringberg e país onde surgiu a primeira árvore de Natal, faz referência ao padroeiro, São Francisco, criador do primeiro presépio e não deixa de usar elementos tradicionais do natal, como o Papai Noel e seu séquito. E nessa viagem onírica a cultura cristã, a cultura brasileira e a cultura local se unem em um espetáculo de luzes, sons e muita emoção com a participação de mais de 50 crianças da comunidade. Todas as atrações são gratuitas.
O Natal Cultural de Monte Verde é realizado pela Prefeitura Municipal de Camanducaia, através do Primeiro Edital para Concessão de Patrocínios a Eventos do Governo de Minas Gerais (edital 01/2015), com apoio do COMTUR Camanducaia, Associação Comercial de Monte Verde (ACMV), Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV) e Comissão Comunitária de Eventos.