Nova viagem para doação de sangue será realizada pela Secretaria de Saúde de Extrema

No dia 15 de janeiro, quarta-feira, a Secretaria de Saúde levará doadores de Extrema até o Hemominas de Pouso Alegre para repor o estoque de sangue de Extrema. Cada bolsa pode salvar até quatro vidas.

Os interessados em ajudar, podem ligar no (35) 3435-3374 ou comparecer à Secretaria de Saúde, na Av. Nicolau Cesarino, nº 4.000, para fazer o cadastro. A Secretaria de Saúde fornece o transporte de ida e volta e a Fundação Hemominas oferece alimentação. Não é cobrado qualquer valor do cidadão.

Se eu trabalho no horário de funcionamento do Hemominas, o que devo fazer?

Para aqueles que trabalham mas desejam doar, o artigo 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) determina que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por um dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Por que moradores de Extrema tem que doar sangue em Pouso Alegre?

A doação acontece em Pouso Alegre, pois a cidade é a referência para nosso município. Todo o sangue que Extrema necessita vem de Pouso Alegre, e o estoque do banco de lá está baixo. As bolsas são utilizadas, por exemplo, em cirurgias de rotina e para atendimento de acidentados trazidos pelo Samu e Autopista Fernão Dias. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Quais são os requisitos básicos para doar?

A Fundação Hemominas adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue aqueles estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Para doar, as pessoas devem:

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
  • Estar em boas condições de saúde.
  • Pesar mais que 50 kg.
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Em caso de dúvidas ou para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Extrema.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam