O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) da Prefeitura de Pouso Alegre/MG aprimorou as condições de atendimento dos cerca de 35 pacientes diários que passam pelo local.
A evolução se deve à melhora da infraestrutura alcançada com a mudança de endereço do CAPS que, desde junho, funciona na Rua Afonso Pena, 278. O prefeito Agnaldo Perugini e o secretário de Saúde Luis Augusto Cardozo fizeram a inauguração simbólica do departamento e viram de perto as vantagens das novas acomodações.
Nomeado de CAPS AD Novo Caminho, cabe ao departamento acolher e tratar dependentes químicos com abordagens amplas, que contemplem, além da saúde psíquica, o contexto social de seus pacientes. Para tanto, são desenvolvidas ações com abordagem multidisciplinar, acompanhamento psicológico, oficinas terapêuticas, grupo de família, assembleia de usuários e familiares.
Para atender as pessoas que procuram apoio no CAPS, a equipe é composta por coordenador, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, clínico geral e médico psiquiatra.
O acompanhamento dos pacientes é dividido em regimes intensivo, semi-intensivo e não intensivo. No regime intensivo o usuário frequenta o CAPS todos os dias. No semi-intensivo, três vezes na semana. Já no não intensivo o acompanhamento é feito em um intervalo de tempo maior, de acordo com o projeto terapêutico que melhor se adéqua ao paciente. As pessoas podem procurar espontaneamente pelo Centro sem necessidade de agendamento ou serem encaminhadas pelos órgãos de saúde e proteção social da cidade.