Entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, novos agentes comunitários de saúde, contratados para compor as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), participam de um curso introdutório. O objetivo é orientá-los para as visitas domiciliares que passarão a fazer junto com os demais profissionais que compõem as equipes de ESF.
São 17 novos agentes que passam a atuar, na semana que vem, junto a 11 das 23 equipes de ESF existentes em Pouso Alegre. Quatro equipes atendem a zona rural do município.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.
Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – ESF) composta por, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.