Unidades vão contemplar o crescente número de estudantes matriculados na Educação Municipal
A fim de dar vazão ao crescente número de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Extrema, a Prefeitura tem dado andamento em mais dois importantes projetos que, quando concluídos, vão beneficiar mais de mil crianças dos 0 aos 11 anos de idade. Localizadas em bairros vizinhos, que se encontram em plena expansão, o CEIM estará situado na Ponte Alta (Fisgão), enquanto a EMETI será construída na Vila Esperança (Vila Garden).
CEIM Ponte Alta – Fisgão
Com capacidade para atender 420 crianças, o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) terá a área total de construção de 2.725,00 m² e contemplará quatro salas de Maternal, seis de Pré-escola I e II, quatro salas para Minimaternal, três para Berçário, bem como Sala de Estimulação para Bebês, Biblioteca, sala temática de Música, sala temática de Artes, espaço para solário, parquinho, salas de apoio e sala administrativa. Além destes espaços, a unidade também contará com um auditório e um amplo estacionamento.
EMETI Vila Esperança
Já a Escola Municipal de Educação em Tempo Integral (EMETI) terá 3.882,33 m² de área construída e será composta por três pavimentos, que comportarão um total de 630 crianças na faixa etária de 4 a 11 anos.
Com 18 salas de aula para até 35 crianças, o prédio terá ainda duas salas temáticas, sendo uma para Música e outra para Artes, como também dois laboratórios (Informática e Ciências), uma biblioteca, uma sala de descanso, um auditório de 535 m² com capacidade para 200 pessoas e estacionamento.
Implantada na mesma área onde será executado o monumento do Cristo, que futuramente será um dos principais pontos turísticos de Extrema, a unidade será a primeira escola florestal do município, e vai integrar ao ambiente escolar a mata existente no terreno.
Mais de 10 mil alunos
Iniciativas como os novos CEIM e EMETI prometem trazer respiro a Secretaria Municipal de Educação, que atualmente conta com mais de 10 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, número este que cresce a passos largos. O aumento é um reflexo apresentado pelo Censo Demográfico 2022, que revelou Extrema como a cidade que mais cresce em número de habitantes no estado.
Ainda segundo o Resumo Geral do Censo Escolar de Extrema, divulgado no ano passado, o número de alunos aumentou 98.37% de 1985 a 2023, sendo 52.44% somente entre 2017 e 2023.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema