Na sexta-feira, dia 08 de janeiro, os novos conselheiros tutelares e os suplentes foram empossados, em sessão solene, na Câmara Municipal de Camanducaia.
A solenidade contou com a presença do prefeito Edmar Dias, o vice-prefeito Rodrigão, outras autoridades do executivo municipal e do legislativo de Camanducaia e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luiz Carlos Souza Lima Silva.
“Parabéns a todos os conselheiros tutelares eleitos pela população e também aos que encerraram seus mandatos. O Conselho Tutelar exerce uma função muito importante na nossa sociedade, zelando pelos direitos das nossas crianças e adolescentes. A Prefeitura estará sempre à disposição para ajudar no que for preciso para o bom desenvolvimento deste novo trabalho que se inicia!”, destacou o prefeito Edmar Dias.
Os conselheiros foram eleitos em outubro através do voto popular. São cinco titulares e cinco suplentes:
1º Lucimara de Deus (Eleita) – 382 votos
2º Elson da Silva Macedo (Eleito) – 378 votos
3º Ana Claúdia Bellaz Messias (Eleita) – 320 votos
4º Luciene Araújo (Eleita) – 273 votos
5º Luciane Lima (Eleita) – 271 votos
6º Jéssica Mendes (Suplente) – 183 votos
7º Angélica de Gois (Suplente) -180 votos
8º Sueli Melo (Suplente) – 174 votos
9º Marciana Pereira Chagas Cardoso (Suplente) – 167 votos
10º Michele da Silva Machado Ramos (Suplente) – 166 votos
O Conselho Tutelar foi criado em 1990 junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é um órgão municipal responsável, entre outras funções, por zelar pelos direitos da criança e do adolescente e atender e aconselhar pais ou responsáveis. O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, por exemplo, em casos de violência física ou emocional.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Camanducaia