O Corpo de Bombeiros orienta sobre corte e poda de árvores

m_DSC03638

O corte e a poda de árvores são serviços extremamente técnicos e de alto risco. Requerem treinamentos específicos para as atividades, treinamento em alturas, manuseio de materiais de corte como motosserra, machados e facão, além de equipamentos de proteção individuais específicos. Por este motivo não devem ser realizado por pessoas inexperientes.

Saiba as situações onde é recomendável acionar os Bombeiros:

1. Árvore com risco iminente: Quando a árvore estiver com risco de queda, podendo atingir pessoas, animais, casas ou veículos ou quando já estiverem caídas e gerem risco às pessoas e transtornos ao trânsito como obstrução de vias principais, de acessos ao bairro, linhas de ônibus, etc.

2. Apoio à comunidade: Embora não sejam situações de risco, há casos em que os bombeiros atuam por falta de outros órgãos técnicos para realizar o serviço ou quando a árvore é de grande porte.

Um exemplo comum é a poda de palmeiras imperiais e pedidos de órgãos públicos como escolas, por exemplo. Nesses casos, a instituição deve obter uma autorização da Prefeitura antes de solicitar o corte/poda ao Corpo de Bombeiros Militar que fará uma vistoria para avaliar a situação da árvore antes de executar o serviço.

3. Falta de empresas especializadas: Nos municípios onde não há serviço especializado de corte/poda, mesmo que não haja risco iminente de queda, os bombeiros poderão avaliar a possibilidade de realização do serviço. Lembrando que o solicitante (pessoa/empresa) deve obter antes uma autorização da prefeitura ou órgão competente (IEF, Secretaria de Parques e Jardins, etc.)

Ligue 193 somente nos casos especificados acima, onde haja um risco real, pois caso a viatura chegue ao local e durante uma vistoria prévia constate ser apenas um corte ou poda sem risco, a solicitação não será atendida.

Jamais tente realizar o trabalho de corte sozinho e nem corte árvores sem autorização.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do 4º BBM

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam