As obras de interligação da represa Jaguari, da bacia Paraíba do Sul, e Atibainha, do Sistema Cantareira, tiveram início na terça-feira, 16, em cerimônia que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, além do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, e do presidente da Sabesp, Jerson Kelman.
Com as obras, que têm previsão de entrega no primeiro semestre de 2017, a um custo estimado de R$ 555 milhões, as águas do Jaguari para o Atibainha serão transferidas com uma vazão média de 5,13 m³/s (máxima de 8,5 m³/s), o que garantirá maior segurança hídrica para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo.
“Essa interligação é uma das grandes obras de saneamento do país e o nosso esforço é para que a obra fique pronta antes do período seco de 2017”, afirmou Alckmin.
No futuro, a transferência da água poderá funcionar no sentido inverso (da represa Atibainha para a Jaguari), otimizando a capacidade dos dois reservatórios, que também irá beneficiar a população do Vale do Paraíba. A previsão para conclusão desta segunda fase é outubro de 2018.
O transporte da água captada entre as represas será realizado por uma adutora de 13,4 km de extensão e um túnel de cerca de 6,2 km. O sistema será composto, ainda, por estação elevatória e subestação elétrica.
Fonte: www.portalpiracaia.com.br