Obras emergenciais seguem sendo realizadas na rotatória do Lavapés

Por ser uma obra de caráter emergencial, diante da urgência e periculosidade que se encontra a rotatória da Praça Chico Major (Lavapés) e complementando os esforços para solucionar os problemas encontrados na área, nesta semana mais esforços foram empregados.

Com o objetivo de adequar as dimensões da nova canalização, aumentando a vazão de água, evitando que enchentes ocorram no local, na última terça-feira (28/01), foi autorizada a compra direta, dispensando licitação, de 155 aduelas em concreto, sendo fechadas e tipo L, nas dimensões: 2,5×2,5; 3,5×2,5; e 4,0×2,5.

Além disso, chegaram máquinas de grande porte no local para garantir melhor eficiência e agilidade nos trabalhos. Sendo duas escavadeiras sobre esteiras, uma de 22 toneladas com caçamba de 1,5m³ e outra de 24 toneladas equipada com pulsão pneumática de 2.200 kg. Também há trabalhando no local dois rompedores manuais com compressores, sendo um deles elétrico permitindo a utilização de policorte e dois caminhões basculantes. Os equipamentos e maquinários utilizados são próprios da Prefeitura e outros alugados da empresa A3 Engenharia.

Obras na rotatória do Lavapés 2Obras na rotatória do Lavapés

Histórico

A obra de caráter emergencial se fez necessária, pois a estrutura local está em processo de falência, tendo em vista que é uma construção de cerca de 100 anos. Havia depressões no entorno da rotatória, no solo, pois as pedras de sustentação e os pilares ruíram, causando a obstrução e comprometendo a vazão do ribeirão Lavapés, que passa por baixo do local.

Como medida preventiva o local foi interditado e criado um desvio do trânsito pelas ruas paralelas, no dia 17/01. Para quem utiliza a avenida no sentido do bairro Lago do Taboão, o desvio acontece pela Avenida São Lourenço. Já aos motoristas que seguem em sentido ao Centro serão orientados a seguir pela Rua Dona Carolina.

Por ser uma obra de emergência, quem está à frente das atividades é a Secretaria Municipal de Serviços. As obras também contemplam fazem parte do Plano Municipal de Combate às Enchentes, que contemplarão diversos pontos da cidade.

No dia 20 de janeiro, foi publicado na Imprensa Oficial nº 747, o Decreto nº 3.166, que declara como “situação de emergência” as áreas que margeiam o Ribeirão do Lavapés no trecho da Praça Chico Major, considerando as avarias surgidas na rotatória da Praça

Chico Major em decorrência das fortes chuvas, o surgimento de diversas rachaduras no leito da via, bem como da constatação da ruptura de diversas vigas que sustentam a laje e a necessidade de urgência no restabelecimento do local, eis que a atual situação pode também ocasionar o desabamento da área.

Fonte: SECOM – Bragança Paulista

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam